quinta-feira, 19 de abril de 2012

Coluna Bate Pronto (20/04)


O Corinthians massacrou o Deportivo Táchira, anteontem, pela Libertadores, 6 x 0. Com o resultado, ratificou a liderança do grupo na primeira fase e aguardava os jogos de ontem à noite para conhecer o adversário das oitavas de finais. Danilo, Paulinho, Jorge Henrique, Liédson, Émerson e Douglas, marcaram para o Timão, que teve a segunda melhor campanha da primeira fase, apenas atrás do Fluminense, que passou pelo Arsenal-ARG, em Sarandi, 2 x 1.

Na Copa do Brasil, a Ponte Preta venceu o Atlético-GO, 2 x 1, no tempo normal, e 4 x 3, nas penalidades máximas, classificando-se à próxima etapa da Copa do Brasil, quando enfrentará o São Paulo. Outro time de Campinas acabou eliminado, o Guarani, que empatou sem gols com o Botafogo, no Rio. Já o Palmeiras conheceu o próximo oponente: o Paraná Clube, do técnico Ricardinho, que garantiu a qualificação após empate em 1 x 1 diante do Ceará, em Curitiba.

Duas notícias divulgadas pelo jornalista Paulo César Andrade que renderam ‘muito pano para manga’; “Na última semana, publicamos que o Ministério Público de São Paulo estaria cobrando contrapartidas não cumpridas pelo Corinthians quando do perdão em dívidas fiscais que o clube possuía com a Prefeitura. Na segunda-feira (16) o UOL trouxe matéria dizendo que o mesmo MP exigirá a retomada do terreno se o clube não comprovar ter cumprido as promessas. O atual vice-presidente, Luis Paulo Rosenberg, responsável pela execução das contrapartidas, questionado, preferiu não dar entrevistas. Não há risco, a principio, de paralisação das obras do “Fielzão”, porém, se o MP levar a cabo o que teria que fazer, por lei, o estádio que seria do Timão após a quitação das dívidas com a Odebrecht, passaria a pertencer somente ao fundo responsável pelo empreendimento. E o sonho da casa própria seria adiado mais uma vez.”

Mais outra sobre o Timão, segundo o conhecido Paulinho; “No último dia 02 de abril, o TJ de São Paulo julgou improcedente nova tentativa do Corinthians de não devolver o terreno localizado na entrada do Parque São Jorge, que vem sendo utilizado como estacionamento do clube. Processo nº 0006385-53.2010.8.26.0053. O relatório do desembargador Franco Cocuzza é arrasador. Além de manter as decisões anteriores obriga o clube, assim que citado da decisão, a devolver imediatamente o terreno. A defesa corinthiana foi efetuada, oralmente, pelo Dr. Luis Felipe Santoro, haja vista que o departamento jurídico havia esquecido de prepará-la. Mais um equívoco, neste mesmo caso, iniciado sob a batuta do Dr. Sérgio Alvarenga, e continuado, agora, com o Dr. Luis Bussab, novo diretor jurídico do clube.”

Os clubes de São Paulo começam a ser pressionados de todos os lados pelo MP. Além do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa, que receberam terrenos públicos para construção de CTs, precisam oferecer contrapartidas sociais. A Promotoria de Habitação e Urbanismo está mirando todos os clubes, principalmente o Corinthians, que ocupa o local onde está sendo construído o Itaquerão desde 1988. Por isso, o seu caso chama mais a atenção.

Do jornalista Stefano Mancini, do jornal italiano ‘La Stampa’: “A Ferrari continua a correr com apenas um piloto. Massa é uma presença inútil: ainda não fez nenhum ponto, é só desperdício de gasolina. Serve apenas na sexta-feira para fazer testes em vez de treinos livres.” Deve ser muito difícil ouvir um comentário assim, não é verdade???

O Ferrão foi rebaixado. Trata-se do Ferroviário AC, um dos clubes mais tradicionais do futebol cearense. Antepenúltimo colocado da fase de classificação, o tricolor acabou rebaixado, juntamente com o Itapipoca e o Trairiense. Agora entrará com recurso torcendo para que o Crateús perca pontos por ter se utilizado de jogadores supostamente irregulares. Estamos citando o Ferrão, por se tratar de um time tradicional e que, com o passar dos tempos, foi se apequenando. Está com oito meses de salários atrasados, situação que causou alguns constrangimentos, como por exemplo, o fato do mordomo ter entrado em greve e ter se recusado a abrir a rouparia e os armários para que os atletas pudessem pegar o material e treinar. O resultado: o time ficou três dias sem ter o que fazer. Administrações amadoras e despreparadas, marketing inexistente e uma crônica falta de recursos transformou o time, que já foi a terceira força do Estado – atrás apenas de Fortaleza e Ceará – num time comum. Nem parece que já foi campeão cearense em 1945/50/52/68/70/79/88/94/95 e que revelou, entre outros, o volante Nasa, campeão da Libertadores com o Vasco da Gama e o centroavante Jardel que se destacou no próprio Vasco e no Grêmio.

O São Paulo abrirá amanhã as quartas de finais do Paulistão, recebendo o Bragantino, 18h30, no Morumbi. No domingo, Corinthians e Ponte Preta no Pacaembu e Santos e Mogi Mirim, na Vila Belmiro, decidirão a vaga às semifinais, às 16 horas. Guarani e Palmeiras (anunciou as contratações de Mazinho e Fernandinho, do Oeste de Itápolis e confirmou o retorno ao time do meia Felipe, que defende o Mogi Mirim, mas que tem o passe preso ao Verdão), no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, vão se enfrentar às 18h30, com transmissão da TV fechada.

Fonte: jornal Comarca de Garça