quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Entrevista com o presidente da Comissão Disciplinar - Parte 1


Mery Blumer, o presidente da Comissão Disciplinar
Nesta quarta-feira (7), o presidente da Comissão Disciplinar, Mery Amorim Blumer, concedeu entrevista ao jornalista Fabiano Oliveira, apresentador do programa Bola no Gol, da rádio Centro Oeste.
O assunto abordado não poderia ter sido outro: a paralisação momentânea da Copa de Futsal garcense, após a exclusão por parte daquele órgão judicante, do Os Kome Keto, Jafa Futsal e Os Pior.
Agradecemos ao amigo Fabiano pelo envio da entrevista, a qual reproduziremos em dois posts, devido ao teor que ela contém. Portanto, é só acompanhar abaixo, o que disse o presidente da CD:

Fabiano - Nós procuramos o Mery, ele que está há muitos anos na Comissão Disciplinar, ele que trabalha na Prefeitura, tem muita experiência nisso, para saber como é feito esse procedimento, como é feito esse julgamento, realmente no que se baseia esse julgamento da punição de atletas, por que o pessoal questiona que o atleta não agrediu, o árbitro não colocou aquilo na súmula, então batemos um bato franco e direto com o Mery, que traz todos os detalhes nesta entrevista.

Mery - Gostaria de agradecer essa oportunidade que você nos dá de tornar público essas palavras que vou fazer aqui, representando a Comissão Disciplinar de Esportes. Realmente nós não participamos de nenhum jogo, por que não podemos estar presentes em deles, pois, com a nossa presença, muitos vão falar: "Olha, estão lá protegendo alguém!", "Estão lá querendo ver alguma coisa!". Então nós nos mantemos sempre ausentes às competições e o nosso julgamento é feito tão, somente e estritamente com o que foi relacionado pelo árbitro e seus auxiliares. Então muitas vezes o árbitro coloca, deixa de mencionar alguma coisa que aconteceu e muitas vezes acrescenta alguma coisa que não aconteceu. Então nós não podemos ficar questionando esse ou aquele, como que foi ou como deixou de ser. Temos que julgar com base documental.
Essas penalidades que foram divulgadas com relação ao futsal, todas elas foram observadas, tão e somente a súmula do árbitro e do seu representante. Nós não inventamos fatos, nós não criamos situações, ao contrário, nós somos estritamente severos com aquilo que o juiz colocou. Agora, se foi ou não foi, não temos como saber. Às vezes o juiz fala: "Não foi com tal gravidade!" Mas nós não sabemos. Então eu repito: é feito o julgamento tão e somente com base no que foi escrito pelo árbitro e seus ajudantes.

Fabiano - Quando um time é punido, penalizado, um atleta é penalizado, ele tem o direito, logicamente, de recorrer da pena. Qual deve ser o procedimento da equipe, do atleta em si?

 Mery - Quando for pós-jogo, esse prazo é até às 17 horas do dia subsequente. Essa é uma situação. Então se ele viu lá que o juiz colocou uma situação que não correspondeu à veracidade, ele deve entrar com recurso contra até o dia subsequente, provando o contrário daquilo que o juiz falou. Então não adianta simplesmente ir lá, fazer um requerimento, "Olha, não foi aquilo que o juiz falou, foi outra coisa". Se não tiver prova, então não tem como fazer nada. E outra forma, após o julgamento da Comissão Disciplinar, ele tem, após a publicação das penalidades, no dia subsequente, ele também pode entrar com recurso. Sempre entrando com o recurso com provas que comprovem aquilo que está alegando, por que simplesmente não adianta ele alegar "Ò, aquilo não aconteceu!" Mas o árbitro falou que aconteceu então vai ficar a palavra de um contra a do outro. Junte uma filmagem, junte uma fotografia, uma testemunha, pois tem que ser provado o contrário do que foi dito pelo árbitro.

Fabiano - A gente nota também que em muitos casos o árbitro relata uma coisa na súmula e depois que vem a penalidade, acaba falando: "Ah! Não foi isso o que aconteceu!" Quer dizer, tem que ter uma postura realmente correta, se foi agredido, foi agredido, se não foi agredido, não foi agredido, e colocar realmente o que aconteceu na partida e manter aquela palavra, né Mery? Por que hoje, não sei se você concorda comigo, o pessoal questiona muito a Comissão Disciplinar é diante disso, o que você explicou, o que vem pra cá, vocês acabam analisando, cumprem o que diz o regulamento e daí toda a crítica do campeonato acaba caindo sobre vocês, que estão aqui praticamente só para fazer esse regulamento e não tem relação nenhuma com campeonato ou quem está liderando.

Mery - Nós fazemos o julgamento mediante o que nos é passado pelo relatório do árbitro. O nosso serviço, o da comissão, é tão somente para que seja valorizado o campeonato e não surtir um efeito ao contrário. Nós não somos sequer remunerados pra isso. Nós fazemos aqui em auxílio da Administração, para ajudar a Administração e para que seja num resultado final, uma coisa louvável e não, ao contrário do que está saindo. Então, se existe alguma falha com relação a esse comentário é devido ao relato do árbitro. Nós somos estritamente justos. Eu deito, eu durmo, com a cabeça tranquila, sossegada e juntamente com a minha comissão, pois fazemos sempre em comum acordo com todos os membros. Não existe assim de um membro "Ah!, Eu acho que é, eu acho que não é!" Todos concordam com a penalidade e não fica um assim não concordando. E fazemos sem pender para lado nenhum, tanto é que não conhecemos time nenhum, nós não frequentamos, nós não vamos exatamente por isso. Agora o regulamento é feito em cima da súmula do juiz. Então, se tem alguma coisa para ser corrigida, se tem alguma coisa para ser acertada, se tem alguma coisa para ser lapidada nesse processo todo, é a súmula do juiz. Então vocês representantes de times, diretores, acompanhem melhor a elaboração junto com o juiz, no dia, ou então peça uma cópia, para que você, mediante o que o juiz relata, vocês já estão sabendo qual penalidade vai ser. Não adianta. Não adianta eu julgar uma coisa contrária ao que está escrito. Como nós não vamos dar uma penalidade se o árbitro relatou que houve uma agressão. Não tem como. Não tem como a gente ser neutro numa situação dessas.

Fabiano - Você acredita que esta situação de equipes que estavam classificadas estarem sendo penalizadas, fora da competição, e equipes eliminadas estarem na final você acredita que tem como reverter essa situação ou você acredita que isso dificilmente consiga se reverter e este campeonato termine nesta temporada?

A resposta dada pelo Mery Blumer dará início ao próximo post. É só acessar e conferir o que ele disse!