terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Coluna Bate Pronto (17/02)



Começamos hoje falando do IBOPE nos canais esportivos fechados, onde o SporTV é dominante. De acordo com o `Máquina do Esporte´, “O SporTV festejou uma liderança folgada na audiência sobre seus dois principais concorrentes (ESPN e Fox Sports) em 2015. Segundo dados do Ibope, a emissora fechada ficou 79% à frente dos outros canais de esporte na média de audiência em todo o ano. Na TV fechada, o canal esportivo ficou atrás na audiência apenas das emissoras infantis. No horário nobre (19h à 1h), o SporTV foi o líder no ibope, incluindo os canais de desenhos animados. Outro dado significativo do domínio do canal das Grupo Globo são as transmissões esportivas. Entre as dez com maior audiência no ano passado, nove vieram do SporTV.”

“Nessa lista, o grande destaque foi a exclusividade dos direitos de transmissão da Copa América. Sete partidas do torneio continental promovido pela Conmebol estão no top 10, sendo que o único jogo da seleção brasileira é o confronto com a Colômbia, na décima posição. A baixa representatividade dos confrontos do Brasil se deve ao fato de que tais partidas também foram transmitidas pela Globo. A final do torneio, entre Chile e Argentina, que deu um inédito título da Copa América ao time da casa, foi a partida com maior audiência da TV fechada em 2015, impactando quase 3,5 milhões de pessoas no total, sendo o jogo mais assistido da história da TV paga no país.”

“Fora o torneio sul-americano de seleções, o SporTV também alcançou boa audiência no confronto entre Santos x São Paulo. O jogo, válido pela semifinal do Campeonato Paulista, foi o terceiro mais assistido na TV fechada. Já o confronto entre Chapecoense e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, terminou o ano como a nona maior audiência entre os assinantes. O único duelo a furar esse bloqueio foi a partida entre Cruzeiro e São Paulo, durante os `mata-matas´ da Libertadores. A partida, transmitida pela Fox Sports, foi a oitava audiência do ano, impactando mais de 1,6 milhão de pessoas.
Durante o ano, os telespectadores ficaram em média 40 minutos assistindo às transmissões e programas do SporTV. O segundo canal esportivo que mais tempo atraiu o público foi a ESPN Brasil, com média de 33 minutos de permanência.”

Após ter fechado contrato com o Esporte Interativo para a TV fechada, a partir de 2019, o Santos tem certeza que será boicotado pela Globo. O contrato foi assinado recentemente por uma quantia bem superior ao que o Peixe recebia da emissora carioca. Porém, os alvinegros fecharam o acordo sabendo que na TV aberta continua sendo a Globo a detentora dos direitos. Será que fez bom negócio?

De Ancelmo Gois, no ‘Globo’: “O próximo jogo da seleção em casa pelas eliminatórias, dia 25 de março, em Recife, promete um quiproquó nos bastidores. É que a Arena Pernambuco é patrocinada pela Itaipava (que, inclusive, ‘dá nome’ ao estádio), e a CBF, pela Ambev. Como o estádio é todo coberto pela marca da cervejaria, a CBF decidiu que… cobrirá tudo de azul, a cor predominante nos eventos da Fifa.”

A FPF divulgou a tabela de jogos do Campeonato Paulista – 2ª divisão. A competição, que deve começar em abril, vai reunir 32 times – quatro grupos de oito associações – sendo que os dois primeiros vão ascender à Série A-3. Os times mais tradicionais na disputa são: Taquaritinga, Araçatuba – a cidade terá dois times -, Portuguesa Santista, Jabaquara, Internacional de Bebedouro, Bandeirante de Birigui, além da volta do XV de Jaú, que esteve sem atividades no ano passado.  Na chave mais próxima a Garça estão: Santacruzense, Assisense, Osvaldo Cruz, Grêmio Prudente, Tupã, Vocem/Assis, Presidente Prudente FC e Elosport/Capão Bonito.

Afundada na terceira divisão nacional e na A-2 paulista, a Portuguesa de Desportos tenta se reerguer e retornar aos dias de glórias. O time da comunidade lusitana de São Paulo acaba de anunciar a contratação de Ricardinho, ex-meia campeão mundial com o Brasil, em 2002, e com passagem marcante pelo Corinthians, como seu novo treinador. Ele sucederá Estevam Soares no comando técnico da equipe.

A Globo vai transmitir o Corinthians, em sua estreia pela Libertadores, frente ao Cobresal, no Chile, enquanto o jogo do São Paulo diante do The Strongest, terá cobertura pela Fox. Aliás, o canal dos Marinho não terá mostrará nenhuma partida do tricolor na fase de grupos, mas sim apenas Corinthians e Palmeiras.

Fonte: Jornal Comarca de Garça