sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Recordar é Viver: Laudesmir `Galo´ Marangão também foi diretor do Garça FC









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Como todos sabem o Garça Futebol Clube foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1.965. O primeiro presidente foi Antonio Alexandre Marques. No início o Azulão participava de competições amadoras organizadas pela Federação Paulista. Mas aos poucos foi se preparando, até que no anos de 1.968, entrou definitivamente no futebol profissional. Não demorou muito tempo e o Garça já era temido e respeitado pelos adversários. O auge veio no início dos anos 70, na diretoria comandada pelo presidente João Bento.

Como todo time pequeno do interior paulista, foi passando por crises, e momentaneamente, fechou as portas. Só que voltou com tudo no ano de 1.984, graças aos esforços e empenho do presidente Antonio “Biga” Marangão”. Logo de cara um time forte e competitivo. Os resultados foram imediatos: vice-campeão da 3ª Divisão em 1.984, vice-campeão da série B1-B em 1.995. Em 1.996, terminou como terceiro colocado da Série Bl-A, o que valeu a ascensão à série A-3, uma espécie de terceira divisão do Estado. Os vice-campeonatos conquistados em 1.984/95 e a terceira colocação em 96, valeram ascensão à divisão superior.

O palmeirense Antonio “Biga” Marangão também montou uma grande e atuante diretoria. Formada por pessoas de nossa cidade, e que realmente “iam a campo”. Apoiavam os jogadores e davam atenção aos torcedores. A coluna homenageia o atuante dirigente Laudesmir “Galo” Marangão, o “braço direito” do presidente. Como o “Biga” Marangão passava a maior parte da semana trabalhando fora de Garça, era o “Galo” Marangão quem resolvia os problemas da equipe. E isto ele fez muito bem, pois tinha prestigio com os jogadores.

O Garça voltou a dar alegrias aos torcedores, disputando um grande campeonato. Quando jogava em casa, o Estádio Municipal “Frederico Platzeck” ficava lotado de torcedores. Bons momentos que jamais serão esquecidos. Se naquele ano o Garça cumpriu uma excelente campanha, terminando com vice-campeão da 3ª divisão, em grande parte se deve trabalho do dedicado “Galo” Marangão. Dentro do gramado a trajetória vitoriosa ficou por conta dos jogadores, que posaram para a posteridade. Em pé da esquerda para direita: Laudesmir “Galo” Marangão (presidente), Machado, Carlos Alberto "Mamela", Tuca, Paraná, Amarildo, Pilão, Celso Rezende (preparador físico), Panza Neto (dirigente), Antonio “Biga” Marangão (dirigente), Carlos Alberto "Bô" (treinador) e Jair Montemor (dirigente); Agachados: Reginaldo "Linguiça", João Luiz, Parisi, Caia, Albino, Zé Luiz (massagista) e Ditinho Oliveira (treinador de goleiro).

Na outra foto, os dirigentes “Galo” Marangão, “Biga” Marangão e Jair Montemor com o troféu de vice-campeão do ano de 1.984. No outro flagrante veja como está o palmeirense “Galo” Marangão, que recentemente  reencontrou o ex-goleiro do “Azulão”, Carlos Alberto Redondo, o “Mamela”, titular absoluto no ano de 1.984. Segundo o corintiano Luiz Quine, o Mamela está entre os melhores goleiros que jogou pelo Garça ao longo dos anos.