sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Recordar é Viver: "O mestre Isaac Elias Farath´








Por Wanderley `Tico Cassolla´


Faleceu no último dia 5, na vizinha cidade de Marília o mestre e esportista Isaac Elias Farath, aos 91 anos de idade. “Mestre”, porque foi um excepcional professor, que ensinou muito aprendizado a juventude, quando de sua passagem por Garça, no final dos anos 50 e grande parte da década de 60. “Esportista” porque amava todo e qualquer tipo de esporte, como sempre afirmava era o “sangue” que corria em suas veias.

O professor Isaac foi uma bandeira do esporte mariliense, e porque não dizer do garcense também. Eu tive a felicidade de ser seu aluno na FEFIMA (Faculdade de Educação Física de Marília), hoje  Unimar, nos anos 80, quando estudei Educação Física. Pelo fato de morar em Garça, fiz grande amizade com ele, que emocionado, sempre me dizia: "O Cassola, Garça é uma cidade que me marcou, está no meu coração. Ainda tenho comigo que um dia vou morar lá”. O destino assim não quis, sua vontade não foi realizada. Mas viveu intensamente em Marília.

Poucos sabem, mas foi o professor Isaac quem introduziu o futebol de salão (hoje futsal) em Garça. Quando chegou para dar aulas na Escola “Hilmar Machado” (situada atrás do Banco do Brasil), comprou do próprio bolso a tinta, riscou e pintou a quadra com as marcações do futebol de salão. O próximo passo foi ensinar a garotada a praticar a nova modalidade. Montou grandes times ao longo dos anos. Lembrava dos grandes jogadores que formou: Irineu Palmeira, Agamenon, Canelão, Erônides, Plínio Dias, Alcides Rizi, e vários outros. Totalmente engajado em nossa comunidade, jogou pelos melhores times varzeanos, o Bar Antartica e o Bandeirante. Chegou mesmo a defender o Garça Esporte Clube, conforme comprova a foto. Em pé, da esquerda para direita: Agamenon, Professor Isaac, Colombani, Valter Palmital, Nenê Cury e Goiano; agachados: Alcides Rizi, Paulinho, Haroldo Martins, Ceci e Plínio Dias.


A carreira do mestre: Nascido na cidade de São Sebastião da Grama (SP), o professor Isaac se formou na Escola Superior de Educação Física de São Paulo. Inicialmente veio dar aulas na cidade de Marília, onde chegou no ano de 1962, depois fez história e marcou época.  Primeiro como professor na rede pública, na Escola Monsenhor Bicudo, depois na Universidade de Marília. Também foi professor nas cidades de Caconde, Fernandópolis e Cajuru. Como atleta foi campeão paulista de atletismo (corrida com obstáculo, na modalidade `steeple-chase´) e um dos pioneiros do basquete no Brasil. Segundo o seu ex-aluno, o médico mariliense Mário Luis Furlaneto Neto, "Ele era um visionário do esporte, a ponto de trazer para a Marília a técnica de marcação individual (homem a homem), substituindo a chamada marcação por zona, que persistia no Brasil e já era considerada superada pelos norte-americanos."

Graças a sua performance e competência, ele foi homenageado, em duas ocasiões, por governadores do Estado com a comenda dedicada aos professores. Depois de atingir a aposentadoria trabalhou por vários anos como preparador físico do MAC, junto dos técnicos Pupo Gimenez, Neuri Cordeiro, João Magoga e Norberto Lopes. Alguns dos seus ensinamentos jamais serão esquecidos: “Feliz daquele que, através de uma bola, descobre o verdadeiro princípio da amizade e do companheirismo”. E acrescentava: “o esporte fortalece o caráter e nos abre os melhores e mais belos caminhos para uma vida repleta de harmonia’. Nos outros flagrantes, em foto recente, o professor Isaac ao lado de seus “pupilos”, e junto de seus familiares. Foi casado com D. Alzira e teve as filhas Jamille e Rosina, deixando ainda um legado de disciplina e sabedoria aos seus eternos alunos.