![]() |
Uniforme do avesso do Frei Aurélio foi a grande polêmica da semana |
Conforme divulgação em primeira mão, Os Pior não logrou êxito em sua denúncia, que pediu que o Frei Aurélio fosse declarado perdedor por WO diante da Figueirinha, pelo fato de ter atuado com a camisa do avesso.
Com isso, tudo ficou definido visando às semifinais, com Figueirinha, Salec, Frei Aurélio e Aliandinos formando o G-4. A SEJEL divulgou nesta sexta-feira (1º) o documento oficial que sepultou de vez as chances do time laranja chegar à próxima fase.
Conforme prometi, trago logo abaixo o documento, assinado pelo secretário Júlio C. Martins, e pelo diretor de Esportes, Alcides A. G. Netto. Confira:
"A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer recebeu a denúncia feita pelo Presidente da equipe Os Pior, Cristiano Policinani da Silva, requerendo a declaração da nulidade da partida com o reconhecimento do WO, o qual pela omissão da equipe de arbitragem não foi reconhecido diante da falta da troca de uniforme por parte da equipe do Frei Aurélio, consequente perda dos pontos e, suspensão e multa a serem aplicadas a equipe de arbitragem. É fato que no confronto entre as equipes Frei Aurélio (mandante) x Figueirinha, pela 6ª rodada do 2º turno do Campeonato Suíço Master 2023, a equipe do Frei Aurélio entrou em campo com a camiseta do uniforme do avesso. Sendo o mandante da partida, caso o árbitro decidisse pela troca do uniforme, a equipe do Frei Aurélio deveria providenciar outro fardamento. A denúncia sustenta que foi determinada, pelo árbitro da partida, a troca do uniforme da equipe Frei Aurélio, que não foi realizada. A dedução não está descrita nas “OBSERVAÇÕES GERAIS” da súmula da partida, que apresenta apenas “ NADA A RELATAR”. Portanto, não há como ratificar o que a denúncia sustenta. O art. 19, caput c/c § único, do Regulamento do Campeonato Suíço Master 2023 atribui COMPETÊNCIA EXCLUSIVA (que não pode ser delegada/transferida a outra pessoa ou autoridade) AO ÁRBITRO DA PARTIDA para determinar a troca de uniformes, encerrar a partida e decretar o WO. Por fim, neste caso, não há sanção a ser aplicada à equipe do Frei Aurélio nem é cabível o pedido de suspensão e aplicação de multa a equipe de arbitragem, pois trata-se de uma decisão de competência exclusiva do árbitro da partida, que iniciou o jogo entre Frei Aurélio x Figueinha, não relatou nenhuma infração na súmula e encerrou a partida, normalmente."