terça-feira, 20 de maio de 2014

Destaque Esportivo: um grande colecionador de títulos do nosso futebol


Luiz Delfino da Cruz, o Tino
Ele começou a atuar na várzea garcense no início dos anos 80, após passagem pelo Flamenguinho, nos extintos campeonatos realizados no Rebelão. Polivalente e rápido, sem nunca desistir das jogadas, logo foi ganhando o seu espaço por onde passou, sempre conquistando títulos. O nosso `Destaque Esportivo´ de hoje é Luiz Delfino da Cruz, o Tino, que ainda hoje segue em atividade, jogando no futebol suíço máster.
“Eu comecei a jogar no amador em 1983 ou 84, depois de disputar os certames do Rebelão”, relembra Tino, no ano em que completa 30 anos de atuação em alto nível em nossa várzea.
Tino começou a ganhar espaço no Flamengo, sob o comando do técnico Betão, onde ficou por vários anos. Títulos conquistados e com a certeza do dever cumprido, ele acabou defendendo outros times conhecidos, como o Guanabara, Centro Esportivo, Ipiranga e Vimec, onde fechou o ciclo no amador, para depois seguir para o futebol suíço.
Alguns anos depois e em plena atividade, Tino segue atuando, agora no máster, onde é atleta do Aliança.

Levantando o troféu do título de campeão pelo Flamengo, em 1987


Tino (2º em pé), em foto com o Guanabara, no antigo campo do Sanatório, nos anos 80

No Centro e Esportivo, campeão amador de 1989

“Nunca vou esquecer o título com o Ipiranga, em 1993”
 Indagado pelo `Comarca´ se, entre os vários títulos, algum tinha um significado especial, Tino foi logo cravando: “O do Ipiranga, em 1993”, respondeu.
Três fatos marcaram muito o atleta naquela temporada: o Ipiranga vinha de uma fila de 14 anos, o time era composto por uma base muito jovem, sendo que ele era um dos `veteranos´ e na final, a Santa Esméria era considerada a favorita absoluta.
Ressaltando que, esse título municipal ipiranguista, foi o último daquela histórica agremiação, que encerrou as atividades em 1999. E o Tino estava lá.


A memorável conquista de 1993, com o Ipiranga (8º agachado)

 No futebol suíço, a mesma rotina: mais títulos
Seja como lateral, meio-campo ou atacante, o `coringa´ Tino também comemorou títulos no futebol suíço. Lá se tornou campeão com a Casa dos Parafusos (1998) e Cotrag (2000), além de ter defendido Flamengo e Paulista.
No máster, jogou pelo SEC e agora defende o Aliança, que recentemente se tornou vice-campeão da Taça Cidade de Garça.
Além de vencedor e boa-praça, nosso `Destaque´ ainda reúne características marcantes: bem-humorado, educado e incapaz de destratar o semelhante. Com todos esses predicados, ele nos orgulhou muito em permitir que pudéssemos contar a sua história. Mais um nome inesquecível do futebol garcense.


Na Casa dos Parafusos, campeão do futebol suíço de 1998


Mais uma conquista: com a Cotrag, em 2000


Atualmente no Aliança, disputando o futebol suíço master


Mais uma dos anos 80, com o Flamengo, campeão amador de 1988