sexta-feira, 23 de maio de 2014

Recordar é Viver: "Rui Bonini, um exemplo de esportista"












Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla


Uma maneira bem original de se comemorar o aniversário: jogando bola. Foi o que aconteceu com o palmeirense Rui Bonini. Para festejar os 78 anos bem vividos reuniu a sua turma do GRUP – Grêmio Recreativo União Planalto, na noite da última quinta feira (15/05). Um futebol como aperitivo e um jantar depois. Afinal não é qualquer pessoa que chega a esta idade, esbanjando saúde e vitalidade.
Para alegrar ainda mais aquela noite, o aniversariante teve a felicidade de marcar 2 gols, demonstrando que entende de futebol e sabe estufar as redes.
Rui Bonini nasceu na Fazenda São Carlos, na vizinha cidade de Gália. Lembra que desde criança jogava bola com as crianças que moravam na fazenda. Só que por problemas de estudos foi para Marília, depois para Campinas. Lá conciliava os livros e futebol. Não demorou muito e nova mudança: agora para Piracicaba, onde entrou na faculdade na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”. Participou de várias competições esportivas, sempre com destaque, até porque era polivalente, jogava tanto de quarto zagueiro como centroavante.
No ano de 1.960 retornou para Vera Cruz, e jogou pelo Municipal, na 3ª divisão de profissionais. Depois foram três anos defendendo times varzeanos daquela cidade. Nesta época  teve a oportunidade de jogar no Gália (aspirantes), onde fez uma famosa dupla na defesa, junto com o Silvio “Goiano” Perez.  Em Vera Cruz jogou com o garotinho Pedroso (beque central), em início de carreira. Até que se casou com a dona Leila, e resolveu dar um tempo, porém sempre ligado no futebol.
No ano de 1976 retornou com tudo aos gramados, agora no futebol socyet, na Chácara dos Amigos, em Garça, que depois se tornaria o GRUP. Não parou mais. No início o futebol era só aos domingos,  depois no GRUP, jogos nas noites de quinta-feira e domingo de manhã. Dificilmente perdeu um dia nos últimos 36 anos. Segundo o “seo” Rui “O futebol é uma verdadeira terapia”, uma pràtica salutar para a saúde. Para manter esta invejável forma, ainda treina duas vezes na semana ao lado da esposa Leila, sob supervisão de um personal-trainer. Recordamos uma das formações do amador de Vera Cruz, onde o “seo” Rui aparece agachado com as mãos na bola. No outro flagrante, em foto recente ostentando ótima forma física e muita disposição técnica.
E no mesmo ritmo do “seo” Rui,  flagramos os abnegados esportistas da família Bonini, que continuam correndo atrás da bola. Da esquerda para direita: Valdir, Ademar, Nilton e Rui. O Valdir está entregue ao departamento médico, mas já me confidenciou que em breve voltará para mostrar sua categoria, um pouco parecida com o Ademir da Guia (ex-craque da academia do Palmeiras).
Quanto ao “seo” Rui já  combinamos novo encontro para comemorar a chegada dos 79 anos, com promessas de muitos gols pela frente.