sexta-feira, 16 de maio de 2014

Recordar é Viver: "Uma família de goleadores"










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Emoções é que não faltaram no jogo final da Copa Lions, na modalidade de futebol suíço, entre as equipes do VIMEC x Juventude. Se o tradicional torneio promovido anualmente pelo Lions Clube de Garça, nas disputas em tempo menor, transcorreu de forma tranquila, o mesmo não se pode dizer da decisão. Nós que estivemos acompanhando a partida, pudemos notar que a coisa mudou da “água para o vinho”.
Dois fortes concorrentes em ação. De um lado o VIMEC, atrás do segundo título, do outro a remodelada equipe do Juventude, correndo atrás da inédita conquista. Na etapa inicial muita disputa e poucas chances de gols. No segundo tempo  o  VIMEC ratificou a boa fase que atravessa, saiu na frente e marcou 2 gols, por intermédio de Totonho e Digão. Entretanto, o Juventude reagiu, diminuiu através de Tucura, em lance de bola parada. Aí foi um sufoco até o apito final. Mas o experiente VIMEC, soube como administrar a vantagem e garantir a taça, repetindo o feito de 2.008.
Neste ano o troféu de campeão levou o nome do sãopaulino Edgar Luiz Alves de Souza, ex-goleiro e ex-centrovante da várzea de antigamente. E justamente coube ao seu filho Digão, receber o troféu das mãos do homenageado. Vale ressaltar que foi de Digão o gol do título. Foi um momento raro e marcante, com o Digão erguendo o emocionado pai (foto) para comemorar a grande conquista. Segundo o goleador vimequiano o duro não foi ganhar e levantar o troféu, duro mesmo foi tentar  segurar o “velho” Edgar nas alturas com seus quase 120 quilos.

TIME DE GOLEADORES – A tradicional família Alves de Souza  vem desde há muito tempo participando das competições esportivas em nossa cidade. Hoje a “bola da vez” é o Digão, um dos destaques do time do VIMEC. Desde o ano passado quando assinou com o time representante de Vila Manolo, vem marcando gols e mais gols. Acompanhei um pouco da carreira do Digão, desde os tempos do Cavalcante (foto), da época que jogou no Garça, e de sua passagem no Guarani (Campinas). Recordamos o time do Cavalcante. Em pé da esquerda para direita: Zú e Hélio (dirigentes), Betinho, Zanoti, Lu, Dentinho, Marcelo Rufo, Carlito e Guarda Roupa; Agachados: Digão, Binha, Dinei Perez, Lilo, Paulinho e Marcelo Piúza.
Voltando no tempo, na década de 50, quem não se lembra do Carlito Alves de Souza, um centroavante implacável e “matador”, fazendo gols pelo Garça e Noroeste, no futebol profissional. Nas décadas seguintes, 60/70, foi a vez do Edgar marcar época estufando as redes contrárias, quando envergou a jaqueta 9 do ótimo time do Serenata. Depois no futebol suíço, continuou com a mesma sina, jogando pelo Kosminho.
Mas segundo nos informa o próprio Edgar, o melhor de todos, será o neto Luiz, que já demonstra faro de gol. É só soltar uma bola que ele já bate direitinho, mostrando que leva jeito pra coisa. Ao que tudo indica, deverá ser o melhor de todos. Sera?  Na outra  foto, mais um flagrante do título do VIMEC, da esquerda para direita: Edgar com o neto Luiz (futuro goleador), Digão e esposa Lívia.