sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Recordar é Viver: "Carlão, um grande campeão"

 






Por Wanderley `Tico´ Cassolla

A coluna faz uma pequena homenagem para o Carlos Alberto Leite de Moraes, o grande Carlão, que faleceu no último dia 15 de dezembro. Poderíamos aqui escrever uma página inteira de um jornal, para falar do Carlão,  um próspero comerciante, com seus mais de 50 anos à frente da loja “A Eletrônica”. Escrever do Carlão corintiano, zagueirão e lateral direito no time da Eletrônica, no futebol suíço. Escrever do Carlão, exemplar chefe de família, marido da Lígia, pai da Mirian e Lilian (foto), também avô do Thomas e do Nicholas. Escrever das homenagens recebidas da ACIG, Lions Club, SEJEL e do futebol suíço (foto). Mas achamos melhor escrever de um lado não tão conhecido, do Carlão poeta, das rimas, repentista, escritor, um verdadeiro artista.

Então nada melhor do que publicar algumas das frases de efeitos, do livro de sua autoria “Seja o que seja, ensaios, poemas e outros repentes”,  do ano de 2.007. Como dizia o Carlão, vamos a elas então:  

“Pobreza bem administrada, Pátria bem sossegada”; “Não existe riqueza eterna, nem pobreza perpétua”; “Que o trabalho não seja um mal estar permanente, mas que seja uma fonte de bem estar para sempre”; “Ficamos batendo pandeiro e sempre dinheiro”; “Na persistência é que se mostra a eficiência”; “Pequenos defeitos, grandes efeitos”; “Para ser feliz é preciso respirar pelo nariz”; “Carlão em campo, não há placar em branco”; “Os fundos dos vales tornam-se melhor conhecidos quando vistos dos cumes das montanhas”; “Toda ação provoca reação”; “O rio puro que nasce na montanha, às vezes, termina no mar de lama”; “Seja o que seja, cachaça ou cerveja”; “Eu sou um pergaminho, velho e carcomido pelas traças, mas tolos aqueles que o jogam no lixo, pois não percebem a riqueza que ainda se encontra no seu conteúdo”; “A vida continua, uns em casa, outros na rua, eu na minha e tu na tua”; “Carlão não desampara, Carlão não complica, Carlão não discute, Carlão não desanima e Carlão não inventa”; “De que adianta o lamento, se não cabe o que tem dentro”; “Não tem jeito sem prefeito, não tem dado sem quadrado”; “Pra que glória na vitória e pra que história sem memória”; “Você é meu amigo, mas briga comigo, mas acontece que você e eu, não conseguimos ser inimigos”; “Na vida, na morte, no azar e na sorte, você tem que ser cuidadoso, amoroso e forte”; “Houve tempos de confusão, tempos de conversão, e agora tempos de fusão”; “Se for para amar, tem que conquistar”; “Vivo a vida como posso, com os mais sábios, eu não engrosso”; “Levo a vida como digno, nem de pobre, nem de rico, eu sou inimigo”; “Nos meus caminhos dificuldades hão de ter, mas como um lutador, eu hei de vencer”; “Este mundo é um grande teatro, onde todos querem vender caro e comprar barato. Consideram-se muito inteligentes e não se acham chatos. Não é um barato?”; “Obrigado, muito obrigado, pelo prêmio pelo carinho, não marcho sozinho neste caminho, estou contente, não estou sozinho”; “ Minhas meninas queridas, minha vida é só para vocês, isso é muito bom, eu gosto disso. Minhas filhas queridas, com a sua mãe eu não quero enguiço”; “Como é bom saber, é ver e entender, evoluir e crescer, para, no fim, morrer e viver, para sempre na vida eterna e decente, que esperamos merecer”. Com o final do ano chegando e se estivesse aqui entre nós, o Carlão, mandaria um recado, mais ou menos assim: “Meus queridos amigos. Meus amigos do povo. Para todos vocês, um feliz Natal e um próspero Ano Novo”.

Recordando uma outra diversão do Carlão, veja  o time da Eletrônica, do ano de 1.978, época do terrão no futebol suíço, onde ele se destacava como um esforçado zagueirão. Em pé, da esquerda para direita: Gilmar Mantovaneli, Zu goleiro, Galdino, Macalé, Carlinhos e Carlão; agachados (mesma ordem): Magno, Zezo, Afrânio, Nicola e Aníbal Bonfim. No outra foto, flagrantes da infância até a comemoração dos 80 anos.

É, mais infelizmente, no último dia 15, o Carlão “subiu” para os campos celestiais, e com certeza está fazendo suas rimas lá no céu.  Mas o Carlão ficará por todo o sempre, incrustado no carinho, no coração, na ternura e na sinceridade, do nosso cantinho da saudade”.  UM FELIZ NATAL !!