sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Recordar é Viver: "Waldir Peres e Roberto Carlos, os garcenses na Copa do Mundo"



Por Wanderley `Tico´ Cassolla

A Copa do Mundo de futebol, que acontece no Catar, está “pegando fogo”. Como já era esperado, com alguns resultados surpreendentes. Seleções até então consideradas "grandes e favoritas”, (Alemanha e Bélgica) vem sucumbindo e nem mesmo se classificaram. Tem seleção que avançou no sufoco (Espanha) e ainda dependeu do resultado de outro jogo. Convenhamos, o futebol no estágio atual, está uma verdadeira “caixinha de surpresas”, em parte pelo nivelamento do futebol e também pela preparação mais física do que técnica dos jogadores.

A primeira fase terminou. Agora vem os jogos “mata-mata”, isto é, perdeu, `tá´ fora. A seleção brasileira realizou três jogos: Brasil 2 x 0 Sérvia; Brasil 1 x 0 Suíça e Brasil 0 x 1 Camarões. Uma campanha convincente. Com estes resultados, faltam mais quatros jogos, para o Brasil conquistar o tão sonhado “hexa”. Nesta segunda feira, 16 horas, os comandados do técnico Tite, enfrentarão a Coréia do Sul, no Estádio 974, em Doha.

Hoje a coluna homenageia dois garcenses natos, que tiveram o privilégio de envergar a camisa canarinho numa Copa do Mundo: o goleiro Waldir Peres e o lateral esquerdo Roberto Carlos (foto).

Os dois conterrâneos integraram o elenco de grandes seleções brasileiras, que marcaram época. Fazem parte de um seleto grupo de jogadores que disputaram três mundiais. Uma façanha só para quem é “mais ou menos bom de bola”. Primeiro porque é difícil ser convocado para a seleção brasileira. E depois, disputar três mundiais seguidos não é para qualquer um. Veja a seguir, como foi a performance de nossos conterrâneos Waldir Peres e Roberto Carlos, defendendo o Brasil nos Mundiais.  


WALDIR PERES DE ARRUDA:  Nasceu em Garça, no dia 02 de janeiro de 1.951, e participou de três Copas do Mundo: Alemanha em 1.974; Argentina em 1.978 e na Espanha em 1.982, sendo esta como titular da jaqueta 1. Em Mundiais, Waldir Peres, disputou 5 jogos, venceu 4 e perdeu 1, e tomou 6 gols. Waldir Peres faleceu no dia 23 de julho de 2017, com 66 anos.

No flagrante a seleção brasileira, que no dia 14 de fevereiro de 1.981, realizou um amistoso preparatório no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, preparatório para a Copa de 1982 e venceu pelo placar de 6 a 0. Em pé, da esquerda para direita: Waldir Peres, Luizinho, Oscar, Edevaldo, Toninho Cerezo e Júnior; agachados: Tita, Sócrates, Reinaldo, Zico e Éder. 


ROBERTO CARLOS DA SILVA ROCHA:  Nasceu em Garça, no dia 10 de abril de 1973. Foi titular absoluto da jaqueta 6, e é considerado, disparadamente o melhor da posição da sua geração. Participou de três Copas do Mundo: França em 1.998; Japão/Coréia em 2002 e Alemanha, em 2006. Em Mundiais, Roberto Carlos disputou 18 jogos, ganhou 14, perdeu 3 e empatou 1. Marcou 1 gol na campanha do “penta”, em cima da China, cobrando falta, com a assinatura de um especialista na arte das cobranças de bola parada. Recordamos a seleção brasileira, que jogou no dia 26 de junho de 2.002, no Mundial do Japão/Coréia do Sul, vencendo a Turquia por 1 a 0.

Em pé, da esquerda para direita: Lúcio, Edmilson, Roque Júnior, Gilberto Silva, Marcos e Cafu; agachados: Ronaldo, Kleberson, Roberto Carlos, Rivaldo e Edilson.