sexta-feira, 21 de junho de 2013

Recordar é Viver: " O corinthiano Jorge Ismail"




Por Wanderley `Tico´ Cassolla

A coluna sempre prestigia os conterrâneos que deixaram a cidade, mas jamais esqueceram suas raízes. Sempre que podem, não perdem a oportunidade de retornar ao antigo ninho, para “respirar” o nosso ar puro  e rever  os eternos amigos. Quem não se lembra do radialista Jorge Ismail G. Ábido, que por vários anos trabalhou no rádio garcense. Atualmente o Jorge Ismail, está radicado no Estado do Maranhão, onde mantém suas atividades profissionais.
Em visita a nossa cidade, mais uma vez para matar saudades, o Jorge Ismail reuniu na noite da última sexta feira vários amigos, que saborearam uma deliciosa peixada,  caprichosamente preparada pelo Reginaldo. Os  ingredientes foram trazidos diretamente das águas maranhenses. Uma noite agradável, de muito bate papo e recordações mil.  Na oportunidade, o Jorge Ismail ganhou uma camisa do Garça, ofertada pelo Enéas Filho. Veja no flagrante, da esquerda para direita: Tico, Jorge Ismail, Enéas Filho e Maércio Donato.
O corintiano Jorge Ismail lembrou de toda a sua trajetória laborativa, onde marcou época nos microfones garcenses. No início dos anos 90, começou a trabalhar na Rádio Centro Oeste Paulista-AM., graças ao apoio do radialista George Antonio Nogueira. Ainda garoto disse que foi difícil encarar os microfones. Mas aos poucos, foi pegando jeito, perdendo o medo da “latinha” e aprendendo a comunicação. O primeiro programa que apresentou foi o “Domingo na Roça”. Com um vozeirão de causar inveja foi conquistando os ouvintes. Recordou ainda da “Grande Parada Sertaneja” e depois no “Plantão de Polícia”. Paralelamente também trabalhava nas Lojas Princesinha. Incentivado pelo palmeirense Marcão Morais foi para a equipe esportiva. No início no plantão, em seguida, repórter esportivo, acompanhando o Garça no futebol profissional. Um tempo de muita e sacrifício da equipe esportiva que tinha a frente o amigo João Carlos Camacho, narrador Tadeu Julião “tem curimba na rede” e o comentarista Ari Lima, ex-jogador do Garça. Segundo o Jorge Ismail “cobrir” o Garça  por este interiorzão paulista foi uma verdadeira aventura, com muitas histórias para contar. A equipe encarou a parada e proporcionou grandes jornadas aos domingos à tarde. Quando tinha uma folga do Garça, ou terminava o campeonato, transmitiam jogos do Campeonato Amador. De acordo com o Jorge Ismail, naqueles tempos havia grandes times, dentre os principais, o Ipiranga, Flamengo e o Cavalcante e a rádio conseguia enorme audiência. Eram transmitidos jogos no “Platzeck” e também no “Toyotão”, debaixo de chuva e sol.
Depois de quase uma década resolveu mudar de emissora, foi trabalhar na Rádio Universitária, comandando o programa “Polícia é Notícia”, na  época líder de audiência.  Também teve uma rápida passagem na Rádio Líder-FM, apresentando o “Trinca Biela”, só com `modão´ sertanejo.  Já na Rádio 102,5 – FM, foi o idealizador do programa “Balanga Beiço”, juntamente com o Veríssimo Ribeiro.  Na época, se apresentava devidamente caracterizado “um típico cowboy moderno”, com chapéu e tudo mais (foto).  No início de 2.000 galgou novos ares e foi para o Estado do Maranhão, montando a empresa “Rossi – Soluções Inteligentes”, atuando no ramo de segurança. Atualmente possui duas lojas, uma na capital, São Luiz, e outra no interior, na cidade de Imperatriz. Atendendo ainda parte do Estado do Pará e do Piauí.  E não se cansa de afirmar: “quando pendurar a chuteira, retornará definitivamente para a sua querida Garça, a melhor cidade do mundo”. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça