sexta-feira, 26 de julho de 2013

Recordar é Viver: Garcenses visitam a Arena do Palmeiras





Por Wanderley `Tico´ Cassolla

As arenas realmente vieram para revolucionar o futebol  brasileiro. As novas praças esportivas é o que há de mais moderno, proporcionando principalmente conforto para os jogadores e torcedores.  Para os atletas gramados com padrões FIFA, impecáveis onde a bola desliza “redondinha”. Para o público lugar reservado e ótima visão de jogo, em qualquer parte que ele senta. A maioria das arenas é cobertas, algumas protegem até os torcedores da chuva. Com a modernidade da tecnologia, a transmissão esportiva da TV virou um  espetáculo a parte.
A cidade de São Paulo será uma das únicas a ter duas arenas, pertencentes aos times do Corinthians e Palmeiras. As outras cidade serão o Rio de Janeiro e Porto Alegre. Com certeza mais um grande avanço para o futebol penta-campeão do mundo. Mesmo antes de estarem terminadas elas vem despertando a atenção e curiosidade de seus torcedores.
Ainda na última semana um grupo  de garcenses,  fieis palestrinos, foram conhecer a futura casa palmeirense: o professor Sérgio de Stéfani, o filho Serginho e o Cláudio Mancini. Todos ficaram impressionados com o tamanho gigantesco da obra. Empolgados, os três já estão prevendo uma nova fase do time, que dentro em breve voltará a conquistar títulos e mais títulos das mais importantes competições, seja no Brasil  ou no ambito internacional. O Serginho registrou em várias fotos a  visita,  afirmando de antemão que fará o possível e o impossível para assistir a festa de inauguração. Cá entre nós,  pelo que temos visto até agora, a nova casa palmeirense (foto),  Allianz Parque  ficará como uma das mais modernas e bonitas do Brasil

A ARENA:  A concepção do projeto ficou a cargo do arquiteto Tomás Taveira, um português que atualmente é uma das principais referências da nova arquitetura européia, com a assinatura de importantes projetos esportivos, como os estádios do Sporting, Leiria e Aveiro, todos utilizados com sucesso na Eurocopa 2004. A capacidade da Arena está definida: 45 mil expectadores, ideal para abrigar qualquer tipo de jogos finais e, ainda, competições importantes internacionais. Acima, dois andares com cerca de 250 camarotes e cabines de imprensa se erguerão (um restaurante, com vista para o campo, será instalado neste novo anel).
A Arena será construída com tecnologia de última geração e terá projetos de sustentabilidade, principalmente no que diz respeito ao uso e reaproveitamento de água, energia elétrica, etc. Mas a futura Arena não será destinada apenas ao futebol: será um importante pólo de eventos culturais, musicais e esportivos em geral. Para shows, por exemplo, a capacidade chegará a 60 mil. Além do estádio, o complexo irá contar com um auditório modular que comportará entre 500 e 2.000 pessoas e um anfiteatro modular para receber eventos de 2.000 a 20 mil pessoas. 
Agora recordando os grandes jogadores do alvi-verde, um flagrante do goleador Cesar Maluco e Ademir da Guia, eternos ídolos palmeirenses, visitando Garça nos anos 80, e foram recepcionados na sede do CPP. Da esquerda para direita: Serginho de Stéfani, César Maluco (180 gols), prof. Sérgio de Stéfani, Ademir da Guia (901 jogos) e Nilson Bastos Bento, então repórter da Rádio Clube de Garça.

Fonte: Jornal Comarca de Garça