sexta-feira, 19 de julho de 2013

Recordar é Viver: "Kosminho, um time de tradição"




Por Wanderley `Tico´ Cassolla

No último dia 25 de Maio, o Kosminho completou 38 anos de existência. É o time mais antigo em atividade disputando o campeonato municipal de futebol suíço. É reconhecidamente como um dos times mais tradicionais e organizados do futebol suíço.
O Kosminho tem suas raízes no Garça Tênis Clube. Quanto ao nome se deve ao ex-famoso time norte-americano que fez Pelé retornar ao futebol, depois de já ter encerrado a carreira. Com o palmeirense (e também cônsul do verdão) Cláudio Mancini apuramos que o Kosminho foi fundado no dia 25 de maio de 1975. No uniforme, as cores verde e branca por dois motivos: primeiro é por que são as cores do tradicional clube da avenida Dr. Rafael Paes de Barros. E a segunda porque a maioria de seus fundadores são fervorosos torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras. No início só jogava no campinho de pelada do clube, geralmente nas noites de quinta-feira e aos domingos pela manhã. Na época dificilmente perdia em seus domínios. Quem caia lá tomava chocolate. Principalmente pelo fato de que o Kosminho sempre jogava com mais um atleta: o muro. A bola não saía pelas laterais e os jogadores adversários ficavam  desnorteados. Chegou mesmo ser conhecido como “o caldeirão verde de La Bombonera”.
O Kosminho era tão organizado que no ano 1977, comprou o outrora famoso Bar Globo, do Bolinha, para reunir seus jogadores e admiradores. O novo estabelecimento  trocou de nome para “Bar e Café Kosmos Limitada”, ficava na Rua Cel. Joaquim Piza, nº  147, onde hoje funciona as Lojas Reunidas.
Nada melhor do que “bater uma bola” e depois num local sossegado tomar uma cervejinha e jogar “conversa fora”. Os proprietários do bar foram: Airton Pedro Marin, Angenor de Castro, Antonio Carlos Manchini, Antranik Orujian, Arivaldo Cardoso da Silva, Carlos Manchini, Décio de Castro, Francisco Bosquê, Genésio  Gonçalves, Hussein  Dahrouge, Iraldo Lorenzetti, João Alexandre Colombani, José Fantini, José Joaquim Artioli, José Manchini, Luiz Carlos Piazentim, Luiz Helder Bosquê, Marcelo da Costa Val, Mário Baraldi e Plínio Gustavo A. Dias.  Ao longo dos anos o Kosminho vem se constituindo como uma das melhores equipes do futebol suíço, principalmente pelo “bi-campeonato”, nos anos de 1994/95 e três Taças Lions (1998, 2000 e 2001).
Hoje o Kosminho tem como presidente Antonio Carlos “Cacaio” Volet, auxiliado pelo fiel dirigente Luiz Quine. A equipe tem uma boa estrutura, graças aos seguintes colaboradores: Estância Amazonas Transportes, Barão Calçados, Escritório Líder de Contabilidade, Academia Olympus, Agnocafé do Português, Transportadora do Lê, Carlão Conveniência, Sig-Med: Segurança e Medicina do Trabalho, Clínica Coração de Maria, Plasgar e Banca do Elizeu.
Quando completou 25 anos existência, o então presidente Carlos Manchini mandou confeccionar um chaveiro comemorativo ao evento (foto).
Recordamos o elenco dos “bons velhinhos” que posou para a posteridade, no dia 03/04/1983. Em pé da esquerda para direita: Chico Ramalho, Kerges, João A.  Colombani, Salvino, Marcelo da Costa Val, Cacaio Vollet, Carlos Manchini; Agachados: Mário Baraldi, João Trinca, Agenor, Corinho, Eronides e Gaúcho. 
Amanhã o Kosminho enfrenta o time da Lanchonete, no campo “Martin Carvalho”, em mais uma rodada do campeonato municipal de futebol suíço.

Jonte: Jornal Comarca de Garça