sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Recordar é Viver: "A volta do GFC e do Platzeck"













Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A notícia soou como uma bomba na cidade: a volta do Garça ao futebol profissional. A torcida vibrou como se fosse um gol da virada, marcado aos 45´ do segundo tempo. De quebra a nossa comunidade terá à disposição o Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, fechado e “rebaixado” há vários anos, um verdadeiro elefante adormecido.

A notícia é recente. Mas por sempre estarmos envolvidos com o esporte citadino, já sabíamos há algum tempo, que nos bastidores havia uma intensa movimentação para o retorno do nosso glorioso “Azulão”.

Em nossas matérias anteriores sabíamos das dificuldades para reativar a equipe. Até achávamos algo impossível. Tocar o futebol com pessoas e empresas daqui, na atual crise econômica que assola o país, sem chances. Há menos que surgisse empresários do ramo esportivo ou não e de fora. E foi o que acabou acontecendo.

Ao longo dos últimos anos diversas pessoas interessadas “rondaram” por aqui.  Chegaram, viram, gostaram. Mas na hora de por em prática e “colocar a mão no bolso”, foram embora. Sem falar ainda que o “Platzeck” estava interditado e mais custos viriam pela frente.

Até que no final do mês de outubro os ex-jogadores Celsinho (meio campista) e Júlio César (goleiro), foram contatados pelo grupo do empresário Fabrízio Carvalho da Silva, da cidade de Campinas/SP, e depois de várias reuniões, inclusive contando com o prefeito João Carlos dos Santos, tudo ficou definido. O martelo foi batido no dia 18 de dezembro. Digamos um verdadeiro presente de natal para os esportistas garcenses. A próxima etapa e também difícil, era a de regularizar a situação na Federação Paulista de Futebol e pagar a alta taxa de filiação, o que foi feito. Pronto, o Garça devidamente legalizado. 

Próxima meta: desinterditar o “Platzeck”, o que vem sendo feito com muito trabalho e esforço (foto). Quem foi lá pode verificar o verdadeiro canteiro de obras que está, até porque toda equipe federada tem que ter uma praça esportiva voltada para os padrões do futebol atual e adequada ao estatuto do torcedor. O importante é que a Garça, até então adormecida, està prestes a alçar voos altos nos gramados do interior paulista. Ao torcedor garcense só nos resta pedir um pouco de paciência, pois muitos e difíceis obstáculos virão pela frente. Ressuscitar o Garça, depois de 14 anos, não é tarefa para qualquer um.

Ainda na noite de ontem no Teatro Municipal, mais um passo importante foi dado. A nova fase do Azulão foi apresentada, inclusive a nova diretoria. E os novos uniformes mostrados, para o delírio dos torcedores presentes. Também estávamos sabendo que muitas novidades virão pela frente. A coluna presta a sua homenagem aos ex-atletas do Garça, Celso Felipe de Souza e Júlio César Martins (em foto recente ao lado do torcedor Teco), pelo empenho e dedicação no projeto, recordando os tempos que defenderam o Garça, na temporada de 2.000. Em pé da esquerda para direita: Marcelo (mordomo), Luciano, Erasmo, Júlio Cézar, Beto Daniel e Júlio César Rezende (preparador físico); agachados: Celsinho, Mauro César, Vital, Chokito, Webster e Santos.

E para o torcedor matar saudades, mostramos um dos melhores times já montados pelo Garça, início dos anos 70.  Em pé da esquerda para direita: Plínio Dias, Ari Lima, Tuta, Valdir Perez, Pedroso e Dadi; agachados: Toninho Bodini, Rogerinho, Zé Carlos Coelho, Osmar Silvestre e Davi.

Nós como amantes do esporte estamos muito felizes como com este projeto. Ao novo Garça só desejamos muitas vitórias e vida longa. Assim como ficamos feliz pela liberação do nosso “Platzeck” à população garcense. Este já é o primeiro legado que será deixado pelo Garça FC.