sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Recordar é Viver: "Dr. Jair Machado, um exemplo de esportista"







Por Wanderley `Tico´ Cassolla

O futebol suíço vive um grande momento em nossa cidade. Depois que os jogos foram para o Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas”, a modalidade se firmou de vez. A ponto mesmo de superar o futebol amador e ser hoje a principal competição de Garça. Antes as competições eram realizadas nos campos de terra batida, existentes atrás do Hospital São Lucas. Foi lá que durante muitos anos a bola rolou e muita “poeira” levantou.
Grandes times e grandes jogadores desfilaram por lá. Alguns marcaram época e deixaram seu nome registrado na modalidade. Um deles foi Jair Lopes Machado, mais conhecido por “Dr. Jair”, que fez história nos quase 25 anos que disputou os jogos. Um zagueiro vigoroso, um verdadeiro “xerife”, beque-central que não tinha bola perdida.  
Fanático, dificilmente faltava num jogo. Com chuva ou sol, lá estava o Dr. Jair defendendo sua equipe. Apesar de zagueirão, sempre foi leal, nunca foi expulso de campo por jogada violenta. Destacou-se no time do Independente, comandado pelos esportistas  Toninho Peres, Jair de Marchi e Adib Mures Saker. No tradicional clube “verde de branco”, foi campeão cinco vezes. Numa ocasião, o sargento Adib me revelou que quando saía a escalação, o treinador já falava: “É o Dr. Jair e mais oito”.
Além do Independente, o Dr. Jair jogou na Eletrônica, do Carlão, e no Salão Carter do Zé Ozai (foto). Outro forte do Dr. Jair era o cabeceio, firme nas defesas e fatal quando ia pro ataque, numa cobrança de escanteio. Numa ocasião, quando defendia o Salão Carter, presenciei um lance magistral dele. Em cobrança de escanteio, o Dr. Jair desferiu uma potente cabeçada, a bola acertou o travessão, que  literalmente “voou” pelos ares. O jogo ficou interrompido por 15 minutos para consertar as traves.
Paralelamente ao futebol suíço, o Dr. Jair envergou a camisa da equipe dos Veteranos do Garça, comandado pelo técnico Bô, jogando nas tardes de sábado.

O início: nascido em Vera Cruz, desde criança já corria atrás da bola. Começou no Flamenguinho, depois no time da Fazenda dos Pelosos, e no segundo quadro do Municipal Veracruzense, cuja equipe principal disputava o profissional. E na vizinha cidade de Gália defendeu o Gália Esporte Clube por dois anos.
Recordamos uma das formações do Independente (futebol suíço), posando no campo de “pelada”, do Garça Tênis Clube. Em pé da esquerda para direita: Luizinho Andrade, Toninho Peres, Sargento Adib, Nim, Telêmaco e João Peleteiro. Agachados: Adalberto, Dr. Jair, Lealzinho e Jair de Marchi. O garotinho é o Fabinho, filho do Jair de Marchi.
Em foto recente, veja como está o corintiano Dr. Jair, ao lado da esposa Maria Rosa e do eterno amigo Vitório.  O Dr. Jair tem bons motivos para comemorar a atual fase que está passando. Na última quinta-feira completou mais um ano de vida  (só não revela a idade, pois já passou de meio século), rodeado dos familiares e dos inúmeros amigos. Na vida profissional é um gabaritado médico, atividade que desempenha com extremo zelo e competência. Acima de tudo um “médico humano”, que engrandece sobremaneira a nobre categoria. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça