sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Recordar é Viver: `Garça: qual o melhor time?´






Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Foi só sair uma foto do Garça  na semana passada na “Comarca” e também no blog do palmeirense Marco Morais, na matéria com o jogador Roberto Bertuço, para as especulações começarem sobre o possível retorno do Garça aos gramados. E por onde passamos o pessoal nos indagando sobre o assunto. Como vivenciamos o futebol praticamente vinte e quatro horas por dia, fizemos contatos com vários esportistas e “pescamos” algo no ar sobre a possível volta do Garça.
Nos bastidores há uma movimentação “light”,  ainda na fase inicial e se prosperar poderemos ver o glorioso “Azulão”  pisando novamente no ano que vem no tapete verde do “Frederico Platzeck”. Caso se confirme nossas previsões, o Garça disputará a quarta divisão do futebol paulista. Mas repito, tudo são ainda especulações, alguns rumores, nada de concreto. Os dois principais obstáculos: taxa de filiação alta e a liberação do “Platzeck”.  Só nos resta torcer para que tudo de certo, pois a cidade só tem a ganhar com o futebol profissional.
Em se falando do Garça, de outro lado também fomos questionados sobre qual seria o melhor time do futebol profissional já montado na cidade. Outra pergunta difícil de ser respondida. Afinal de contas cada time teve sua época, vivenciaram   tempos diferentes seja na parte técnica ou tática. Mas chegamos num denominador comum: entre os melhores times, estes dois não podem ficar de fora.
Quem não se lembra do poderoso esquadrão dos anos 50, sob o comando de Altamiro Gomes e companhia. Era um time bem forte e técnico. Tanto é verdade, que recebeu a visita do Santos e São Paulo, que aqui jogaram com suas equipes principais, e saíram derrotados no Campo de Vila Williams.
Veja na foto os craques que defenderam o notável Garça Esporte Clube, em pé da esquerda para direita: João Etzel (dirigente), Máximo, Martin Carvalho, Doleite, Luizinho, Moura e Altamiro Gomes; Agachados: Ferrari, Nelsinho, Paraguaio, Carlito e Liquinho.
Cerca de 20 anos depois, já com a denominação de Garça Futebol Clube, seria montado outra forte equipe. Segundo os torcedores antigos, era “uma máquina de jogar bola”,  tendo a frente o Bô e outros craques mais, que disputaram a então segunda divisão paulista. Classificou  para o pentagonal final em São Paulo, era apontado como franco favorito para conquistar o título. Como o futebol tem seus caprichos o Garça não emplacou e o “azarão” MAC foi campeão, garantido o acesso. Veja aí como era aquele timaço, da temporada de 1971. Em pé da esquerda para direita: Plínio Dias, Ari Lima, Tuta, Lula, Bô e Abegar. Agachados: Davi, Cláudio Belon, Osmar Silvestre, Itamar Belasalma e Helinho.
Agora um confronto entre estas duas equipes, difícil seria apontar o vencedor. O torcedor que tire suas conclusões. Com certeza seria um verdadeiro duelo de titãs.


Fonte: Jornal Comarca de Garça