quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Coluna Bate Pronto (18/11)



Sem nenhuma surpresa, América-MG e Santa Cruz foram os dois primeiros times rebaixados para a Série B em 2017. A confirmação surgiu anteontem em rodada do Brasileirão, quando os mineiros foram derrotados pelo Flamengo, em Belo Horizonte, enquanto os pernambucanos acabaram superados pelo Coritiba, na capital paranaense, ambos pela contagem mínima. Um detalhe bem interessante: o Santinha chegou a liderar o certame em duas rodadas em seu início.

A terceira equipe virtualmente rebaixada é o Figueirense. O time, que empatou com o Corinthians em Floripa, 1 x 1, ficou a cinco pontos do Vitória, restando apenas três rodadas. Já o alvinegro de Parque São Jorge luta para não ficar entre aqueles que estarão na Libertadores no ano que vem. Só assim para explicar a péssima fase da equipe, que segue em sétimo lugar, sem contar com os resultados dos jogos que aconteceriam ontem à noite.

Outros resultados: Fluminense 1 x 1 Atlético-PR; Sport 0 x 1 Cruzeiro; Botafogo 0 x 2 Chapecoense. Aliás, por estas coincidências do futebol, justamente estes dois clubes serão os próximos adversários do Palmeiras na sequência da competição, ambos no Allianz Parque, em São Paulo.

Conhecida agremiação garcense, o Pé de Cana esteve em ação no fim de semana prolongado, quando empatou com a Fazendo Oriente, fora de casa, 3 x 3. Os gols foram marcados por Thiago Cabana (2) e Henrique. A equipe do técnico Pedro Soares foi a campo com Dodô; Vinícius, André, Antonio Marcos e Luquinha; Dê, Marquinho, Juliano e Henrique; Caio e Thiago Cabana. Atuaram ainda: Léo Márcio, Mato Grosso e Guilherme. De acordo com a agenda equipe, o próximo confronto será amanhã, no Módulo Esportivo, em Vila Manolo, contra o Terra Branca de Bauru. O confronto está previsto para começar às 15h30.

Recebemos a informação, através do esportista Marcos Ant. G. Roldão, que o Troféu Túlio Calegaro de futebol master terá reunião no próximo dia 10 de dezembro, às 10 horas. "Aquelas equipes que não puderem estar presentes, devem confirmar a participação por telefone, através do número 3406-2770", comentou o organizador da competição, que terá o apoio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, com todas as partidas acontecendo no antigo CT do Garça, começando no dia 14 de janeiro. Destacando que as equipes que já retiraram as fichas foram: Salec, Dinos, Aliança, SEC, Palmeiras, Ciborg, Atlético Aracéli, CAF, Rebelo, Corinthians, Ajax e Kosminho. Roldão acrescentou que, quem não confirmar a participação no torneio até a reunião ficará fora, já que "depois do sorteio das chaves e jogos, não há como voltar atrás".

“O Palmeiras quase ficou sem o patrocínio da Crefisa, que anualmente injeta cerca de R$ 78 milhões no clube, quando o dono da financeira ligou para o Palmeiras, em plena manhã de um sábado, e o funcionário que o atendeu achou que se tratava de um trote. O episódio é desconhecido do grande público, mas ainda hoje diverte cartolas nos corredores do Parque Antártica. José Roberto Lamacchia, proprietário da Crefisa, descansava em um hotel com a mulher, Leila. Havia concluído, com sucesso, um tratamento para combater um linfoma (tipo de câncer), mas ainda estava triste, o que não passou despercebido por sua mulher.”

“Era por causa do Palmeiras, seu clube de coração, que à época (fim de 2014) corria risco de ser rebaixado à Série B. Foi sua mulher que surgiu com a ideia: `Por que não faz algo pelo Palmeiras para comemorar a recuperação?´ Pego de surpresa, José Roberto parou para pensar, passou a mão no rosto e disse, ''É, por que não?'' Pediu para a mulher procurar um contato do Palmeiras na internet, pegou seu telefone e ligou para o PABX do clube. Explicou quem era e informou que gostaria de patrocinar o clube. O funcionário deu uma risadinha, não acreditou em José Roberto, que se esforçava para convencer o interlocutor. Mas foi em vão, o funcionário acabou batendo o telefone na sua cara.”

“Chateado com a grosseria, José Roberto quase desistiu do patrocínio. Foi, de novo, sua mulher que deu nova ideia. E se eles fossem pessoalmente ao Palmeiras? Foi o que fizeram. No ímpeto, José Roberto nem se preocupou em ir para casa buscar uma roupa social. De bermuda mesmo entrou prontamente no carro, e a dupla foi à rua Turiassu, hoje rebatizada de Palestra Itália, na sede do Palmeiras.”

“De novo, foram recebidos com desconfiança, desta vez pelos seguranças do clube. Claro, é comum os clubes irem atrás de patrocinadores, e não o contrário. Mas, desta vez, José Roberto os convenceu a deixar que conversasse com alguém do departamento de marketing. Por sorte, havia um funcionário de plantão. Ele se apresentou e marcaram uma reunião. O resto é história. O milionário patrocínio foi anunciado em janeiro de 2015. Mas quase o Palmeiras ficou sem seu patrocinador por um funcionário achar que era uma brincadeira.” Essa deliciosa história foi contada pelo blogueiro Eduardo Ohata, do UOL.

Após vitória sobre o Peru fora de casa, 2 x 0, o Brasil já pode se considerar classificado ao Mundial da Rússia? Hoje são quatro pontos de vantagem (27 x 23) sobre o vice-líder Uruguai, o próximo adversário somente em março.

Foto: Jornal Comarca de Garça