sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Enzo Ludovici: "Um garcense no Grêmio gaúcho"











Por Tico Cassolla


O Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense, realizou em nossa cidade, na semana passada (dias 03 e 04), uma avaliação técnica para garotos nascidos entre os anos de 2001 a 2.006. O evento aconteceu no Estádio Municipal “Toyotão”, em Vila Rebelo, e atraiu um grande números de interessados. A SEJEL, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer esteve apoiando os treinamentos, que contou ainda com a colaboração dos professores Dudu Soares e Ednalvo Cardoso de Andrade, da SEJEL, além do esportista Netinho, do CHG.

Afinal de contas, qual garoto brasileiro não sonha um dia em ser um jogador de futebol, hein? Na sexta-feira estivemos assistindo boa parte dos treinamentos. Na oportunidade estavam em ação os atletas que foram aprovados no dia anterior. Olha que notamos muitos garotos bons de bola, com um futuro promissor no futebol. Mas para nossa surpresa vimos que o avaliador do Grêmio é um garcense nato: Enzo Lodovici, filho do Rinaldo Lodovici (foto), para nós o Casagrande, ex-atacante (centroavante) do Garça, nos anos 80, e também de vários times amadores e futebol suíço.

O Enzo, apesar de jovem, tem apenas 24 anos, é um profundo conhecedor do futebol. É formado em Educação Física, e iniciou nos futebol faz 5 anos. Tudo começou no ano de 2.012, quando um professor da faculdade, o Sandro Orlandelli, que também acumulava o cargo de observador técnico do Arsenal, acabou indo para o Atlético Paranaense como diretor de futebol. O Enzo que ainda estava em graduação, foi convidado pelo professor Sandro, e aceitou o cargo de observador técnico do Atlético Paranaense em São Paulo.

Em 2.013, o Enzo juntamente com o professor Sandro, foram trabalhar no Santos Futebol Clube, ocupando a função de observador técnico, avaliador da base, e auxiliar de treinamento das categorias de base do clube. Segundo o Enzo um dos jogadores que ele treinou foi o Tiago Maia, campeão olímpico de futebol, na inédita medalha de ouro da Seleção Brasileira nas Olimpíadas Rio/2016. Trabalhou no Santos até o final do ano de 2.014.

Em 2015, o Enzo foi observador técnico da empresa alemã Rogon Sports, que agencia carreiras de jogadores, um deles é o Roberto Firmino. E também fazia observações para as seleções brasileiras de base, auxiliando o Sandro Orlandelli. Em junho 2015, recebeu do Grêmio de Porto Alegre, uma ótima proposta para ser observador técnico no Estado de São Paulo, onde vem realizando um interessante trabalho. Descobrir talentos para o time gaúcho e também para o futebol mundial e quem sabe mundial.  

Segundo Enzo, a avaliação em Garça foi para atletas nascidos de 2001 a 2006. Uma chance impar para estes garotos e da região que pouco tem essas oportunidades. No primeiro dia foi realizada uma avaliação num jogo coletivo, e no segundo dia, foram selecionados os destaques do dia anterior, que foram submetidos a um treino compatível passado nas equipes de base do Grêmio. De quebra dois garcenses: Pedro Moraes e Léo Tranquilo (foto), deverão oportunamente passar por nova avaliação e jogos no CT. do Grêmio, onde ficarão alojados, no período de uma semana.