sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Recordar é Viver: "O encontro dos atiradores, turma de 1966"















Por Wanderley `Tico´ Cassolla


No ano de 1.966, o sargento Adib Mures chegava em Garça e comandava a sua primeira turma de atiradores, na época com 67 garcenses que, orgulhosamente, tiveram a oportunidade de servir à Pátria amada. Pois bem, depois de 50 anos, 21 atiradores se reuniram no último sábado e passaram novamente, por momentos que jamais serão esquecidos.

Tudo começou no meio do ano após um bate papo informal entre o Estevam Smores Brandão e o João Peleteiro. De lá pra cá foram muitos contatos, telefonemas, e-mails, WhatsAPP´s, para reunir o mais número possível de pessoas.

O encontro, depois de meio século, foi memorável. A coluna dá uma “fugida” do tradicional esporte, para recordar um pouco como foi a confraternização dos atiradores do Tiro de Guerra 014-19, que prestaram o serviço militar no ano de 1.966. Na época a sede do Tiro de Guerra era localizada onde hoje está o Museu Municipal, na Rua Júlio Prestes, nº 322, em Vila Williams.

O alegre encontro foi na Chácara Luz do Sol, onde todos que compareceram, passaram um dia todo especial. Afinal de contas a maioria não se viram mais. Cada um seguiu o seu destino, alguns nem mesmo retornaram para Garça.

A medida que iam chegando e se identificando com o nome de guarda e número era motivo de grande satisfação. No total 21 bravos soldados estiveram presentes:  Chicão Ferreira, Jose Martins Teixeira, José Godoi, Francisco Folcato, Toninho Ornelas, Zeca Pedroni, Aristides Travensolo, Aparecido Roberto, Cláudio Zanata, Estevam Brandão, Valdiney Gonçalves, Carlos Laureti, Ramires Galhardo, Reinaldo Specian, Luiz Cabral, Zé Santana, Manolo Sanches, José Ribeiro, Marco Izar, Natalino e João Peleteiro.

O corintiano Estevam Brandão saudou a todos, dando boas-vindas aos presentes e respectivas esposas (foto). Neste momento, aparece o são-paulino sargento Adib Mures Saker, o grande comandante do pelotão. Surpresa geral, seguido de uma salva de palmas. Alguns atiradores “batendo” continência, como se estivessem voltando no tempo há 50 anos atrás. Um momento único.

Em seguida um minuto de silêncio, homenageando os companheiros de turma, que já não estão mais entre nós: Aparecido Campos, Aparecido Santos, Correa, Cicero, Malachias, Pinheiro, Pineli, Edmundo, Piassa, Faustino, Esnei Almeida, Izamar, Jorge Leonel, Roquinho, Mario Okoti, Rinaldi, Paulo Minakawa, e Zanini.

Foram muitas histórias e causos pitorescos. Se fossemos contar todos precisaríamos de mais umas dez colunas. Mas uma foi demais. O dia que o time do TG foi jogar em Pompéia e venceu, de virada, os locais por 3 a 1. Imagina,  todos os gols marcados pelo Toninho Ornelas (foto), que ainda perdeu um pênalti. Graças a esta atuação, o sargento Adib ordenou que a partir daquele dia o Ornelas, jamais pegaria uma “guarda” num sábado ou domingo. Veja uma das equipes daquele TG. Em pé, da esquerda para direita: Cabrini, Chicão, Simões, Toninho Ornelas, Hilário, Cláudio e Telêmaco; agachados: Manoel Portelinha, Gomes, Póca, Valdir e Zé Santana. O Zeca Pedroni levou a sua carteira de atirador, mostrava a todos a raridade, e fez questão de posar ao lado do sargento Adib (foto). Ao final a tropa recebeu o tradicional “fora de forma”, e a certeza de que um novo encontro deverá ocorrer futuramente.