sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Recordar é Viver: "Uma homenagem da Olimpíada Escolar"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na semana passada estávamos em nosso trabalho, quando recebemos da Mirella Trindade, Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal da Educação, um envelope contendo um convite. Para nossa surpresa, na verdade se tratava de uma homenagem. Eis o teor do convite, que li atentamente: “É com grande satisfação que gostaríamos de dar à nossa Olimpíada Escolar neste ano de 2.016, o nome de 3ª Olimpíada de Integração Wanderley Marcos Cassolla – Tico Cassolla. Seria uma singela homenagem à você munícipe, que bonita trajetória possui na história do esporte de Garça. Para tanto, é de valiosa importância sua presença na abertura dos jogos, que acontecerão nas imediações da SEJEL (Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer) no dia 21 de novembro de 2.016, às 8 horas. Contando com sua presença, agradecemos desde já por sua atenção”. Em seguida, a pergunta da Mirella: “E aí você vai?”

Surpreso com o convite, confesso que tremi na base, pois fiquei um tanto que emocionado. Mas respondi de pronto: “Ok, vamos sim, com muito orgulho”. Na manhã da última segunda feira, estivemos no ginásio de esportes existente ao lado do “João Gonzalez”, onde vivenciamos momentos que jamais serão esquecidos.

Tudo muito bem organizado e uma garotada alegre e feliz, alunos das escolares municipais, por terem a oportunidade de interagir através do esporte. Teve entrada das bandeiras das escolas, bandeira de Garça, Estado de SP e do Brasil, seguida por alunos de cada unidade escolar. Uma entusiasta torcida, que lotou completamente as arquibancadas do ginásio, dava um colorido todo especial ao evento. Eram pais e irmãos dos alunos, professores e convidados em geral.

Momento marcante: a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Garça, foi sensacional, os alunos demonstrando espírito de nacionalidade, cantando empolgados ambos os hinos. Algumas bonitas apresentações dos alunos, até que fomos convidados para a homenagem. Estávamos sentado nas arquibancadas e confesso que foi um longo caminho até chegar ao centro do ginásio, apesar da distância curta. Já enfrentei muitos momentos de tensão nos gramados esportivos, jogos de casa cheia, cobrar uma penalidade máxima decisiva. Até que sempre tirei “de letra”. Mas aquele momento único no ginásio de esporte foi único.

Depois de ouvir um pouco da nossa história, contada pelo professor Alex, mais alguns momentos de fortes emoções. Um filme passou em nossa cabeça. Lembramos rapidamente de nossa trajetória esportiva em Garça e por Garça. Recordando os bons tempos de infância, dos bancos escolares do Grupão (João Crisóstomo), um sonhador como a grande maioria das crianças ali presentes. Até ensaiei um discurso improvisado de agradecimento, mas convenhamos não é o meu forte. O corintiano Renan Henrique Turatto registrou alguns flagrantes do cerimonial de abertura.

De quebra ganhamos uma caneca personalizada e uma medalha. Ah, e fomos informados de que todas as medalhas aos vencedores terão gravadas o nosso nome. "Chique no úrtimo”. Me lembrei na hora das palavras do nosso amigo Ari Lima, ex-cracão do Garça, nos anos 70, durante homenagem recebida no futebol suíço. “Hoje o meu sangue ferveu, pois estou sendo homenageado em vida. Depois que a gente viaja para um plano superior, nem imagino como seria”. É Ari, o meu sangue também ferveu “circulando” pelas veias. Agradeço a todos pela homenagem, em especial aos professores Marcos Morales e Diguinho, a Mirela Trindade e Sandra Pim Marino (Secretária da Educação). Um dia que jamais esquecerei.