terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os 10 fatos negativos do esporte brasileiro em 2011


10º) O jurássico, interminável, superado e teimoso Antonio Lopes. Rebaixou mais um time no Brasileiro para a sua coleção: o Atlético-PR. Isso porque dirigiu o América-MG, outro rebaixado, em algumas partidas, antes de ser 'ressuscitado' pelo 'Ventinho'. No ano passado caiu com o Vitória e na temporada em que o Vasco foi rebaixado, também participou ativamente comandando a equipe em algumas partidas. Esse já deveria ter parado a muito tempo!

9º) A derrota do Atlético-MG para o Cruzeiro, 6 x 1, na última rodada do Brasileiro. Foi muito estranho o resultado, para não dizer surpreendente. A vitória tirou o Cruzeiro do risco do rebaixamento e causou a fúria do presidente Alexandre Kalil, que simplesmente não pagou o bicho que estava acertado com o elenco para tirar o Galo da Z-4;

8º) O que falar da Seleção Brasileira na Copa América? Venceu apenas um dos jogos, foi eliminado pelo Paraguai após desperdiçar os pênaltis mais bizarros da história – Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred que o digam – e conseguiu a inédita proeza de chegar atrás da Venezuela pela primeira vez em toda a história. O amistoso contra o Gabão também entra para esta lista como um dos amistosos mais descartáveis e bizarros que se tem notícia. E o pior: Mano Menezes continua, mesmo com o Brasil não conseguindo vencer nenhuma seleção de ponta, pois perdeu para França, Alemanha e Argentina e empatou com a Holanda.

7º) Uma humilhante derrota por 6 x 0, em jogo de ida e volta, além de outros resultados negativos. Este foi o Palmeiras, que fez a festa dos rivais, ao ser massacrado pelo Coritiba na Copa do Brasil. Se não bastasse, chegou a brigar contra o rebaixamento nas rodadas finais do Brasileiro e ficou mais de uma dezena de jogos sem conseguir vencer no nacional. Uma diretoria onde o presidente e o diretor são conhecidos como ‘bananas’, um elenco mais do que limitado e uma torcida à beira de um colapso nervoso. Este é o Palmeiras, que não deverá navegar por ‘águas tranquilas’ num futuro próximo.

6º) As duas equipes profissionais mais próximas a Garça foram rebaixadas no Paulista. O Noroeste caiu para a Série A-II, enquanto o MAC sofreu dois rebaixamentos: para a A-III estadual e Série D do Brasileiro. Para piorar, o ‘Tigrão’ teve até destituição de presidente, com Hely Bíscaro sendo expurgado do cargo de mandatário-mór. O problema é que não se vê, pelo menos no caso do Marília, condições para que esta situação seja revertida a curto prazo.

5º) Uma façanha para poucos. Felipe Massa passou a temporada da Fórmula 1 sem conseguir um pódio sequer. E dirigindo uma Ferrari! Igualou o recorde negativo do obscuro Ivan Capelli que em 1992 alcançou proeza idêntica. Pior que isso é a teimosia de Rubinho Barrichello, que pretende continuar na categoria em 2012. Neste ano, ele terminou em 17º lugar, com quatro pontos, somente com 388 pontos a menos que o campeão, Sebastian Vettel.

4º) Voleibol brasileiro. O feminino foi apenas o quinto colocado na Copa do Mundo do Japão e ainda não se classificou para as Olimpíadas. De quebra, escancarou uma série de problemas internos, com jogadoras rendendo muito abaixo do esperado. O masculino ficou com o bronze, tem o passaporte para Londres carimbado, mas deu mostras que a convivência do técnico Bernardinho com os atletas já estaria sofrendo um processo irreversível de desgaste devido ao tempo que o carioca se encontra à frente do comando técnico. Mesmo assim, são 35 pódios nas últimas 36 competições.

3º) Denúncias de superfaturamento nas obras, desvio de verbas e o presidente da CBF, supostamente, envolvido em várias falcatruas. Neste clima de profunda desconfiança seguem os preparativos para a Copa do Mundo do Brasil. Para ‘limpar a barra’, Ricardo Teixeira até apresentou Ronaldo ‘Fenômeno’ como novo dirigente do Comitê Organizador Local, o COL. Só se esqueceu de dizer que é um cargo meramente decorativo, pois o rechonchudo ex-atacante compõe o conselho, que tem mais outras duas pessoas: o próprio Teixeira e uma pessoa que será indicada por ele. Resumindo: Teixeira sempre terá a maioria. Só no Brasil mesmo!!!

2º) Uma atitude condenável, vil e revoltante. A agressão ao palmeirense João Vitor escancarou uma dura realidade: a violência dos torcedores contra equipes que não andam bem – como se um ato destes servisse para mudar alguma coisa -, com qualquer atleta podendo ser agredido, ou, por vezes, massacrado, como foi o caso. A mesma torcida alviverde já teria atirado um coquetel Molotov – garrafa com gasolina e fogo – que causou avarias no carro do atacante Luan dentro do CT palmeirense. Os corinthianos também se excederam, ao agredir no aeroporto de Guarulhos um dos auxiliares da partida onde o time perdeu para o América-MG, 2 x 1, pelo Brasileirão.

1º) Causando delírio nos torcedores palmeirenses e são-paulinos, o primeiro lugar não poderia ser outro: a eliminação do Corinthians, ainda na fase pré-Libertadores, para o Tolima-COL. O resultado causou a fúria dos alvinegros e a aposentadoria de Ronaldo, além da saída de Roberto Carlos para o Anzhi-RUS. Foi a primeira vez na história que um brasileiro caiu na pré-Libertadores.