sábado, 24 de dezembro de 2011

Zelão: de zagueiro a artilheiro



Por Wanderley Marcos 'Tico' Cassola

No pique do Natal e com o futebol em gramados tupiniquins parado, estamos acompanhando os jogos de fim de ano, as famosas “peladas”. Em nossa cidade já aconteceram duas partidas, pelo menos foram as que tivemos conhecimento.
Na primeira, o encontro entre os amigos do Zemá x amigos do Hamilton  no Módulo Esportivo “Pedro Alves Neto”. A outra, no sábado (17) foi no “Toyotão” e reuniu os amigos do Celsinho para um jogo solidário. Em ação os principais jogadores de nosso amador, do futebol suíço e também alguns veteranos. Nas duas partidas o que se viu foram muitos gols e jogadas de efeito.
No “Módulo Esportivo”  vitória dos amigos do Zemá pelo placar de 5 a 4. No confronto do “Toyotão” vitória da equipe “Azul” pelo placar de 7 a 6. O principal destaque foi o goleiro Júlio César, que jogando de atacante, marcou três gols. Júlio César começou nas categorias de base do Juventus, da cidade de São Paulo, e foi profissionalizado pelo Garça, no ano de 1998. Jogou no  Marília, Santo André, São Caetano e neste ano na Ponte-Preta, clube que  conseguiu a vaga para a divisão de elite do futebol brasileiro. Aos 33 anos Júlio Cesar acaba de acertar o seu ingresso no Vila Nova goiano, para disputar o estadual.  Depois deverá retornar a Ponte Preta e disputar o Brasileirão/2012.   
Agora o grande destaque  mesmo no jogo do “Módulo Esportivo” ficou por conta do José Carlos Scarpinello, o Zelão, que numa jornada inspirada marcou dois belos gols. Antes de começar a partida  cheguei a fazer uma aposta que marcaria mais gols que ele. Acabei perdendo, o Zelão fez 2, eu somente um. Sem falar que ele ainda desperdiçou ótimas oportunidades para marcar mais. Num dos gols, o Zelão chegou até mesmo a “arrancar” o solado de sua chuteira, em virtude da potência do chute. O curioso é que ao invés de abraçar a bola na rede e comemorar, o Zelão pegou o solado de sua chuteira, saiu pulando,  vibrando e “foi pra galera”.
O Zélão começou a jogar bola lá na década de 70, atuando de zagueiro. Foi tri-campeão da 2ª Divisão defendendo o Araceli. Integrou o ótimo time do Frigus na principal divisão de nosso amadorismo. O Frigus faturou dois títulos, nos anos de 1975/77, oportunidades em que derrotou o Ipiranga e Bezerra de Menezes, respectivamente. No futebol suíço jogou no Salão Carter, Kosminho e Flamengo. Recordamos uma das formações do Frigus, que tinha como principal dirigente o Valdemar Antonio Machado, o “Mazinho”. Em pé (esq. p/ dir.): Joatan, Rogério Guanaes, Juvenal, Valdir, Grilo, Eduardo Davi, Zézão Marquelo e Jurandir; agachados (mesma ordem): Ditinho Marcola, Edson Tercioti, Paulinho, Miro, Valtinho e Zelão, que na época estava contundido.
No outro flagrante em foto recente, veja como está o Zelão (E), ao lado do Zemá, quando desbancou este articulista e foi artilheiro por um dia.
                                                                    “Feliz Natal!!!”

Fonte: Coluna Recordar é Viver  - Jornal Comarca de Garça