quarta-feira, 28 de março de 2012

Futebol amador: dois atletas são recordistas com 18 gols na mesma partida

Justiça feita: Mané, há 12 anos, foi o primeiro jogador do amadorismo garcense a anotar 18 gols num jogo; no ano passado ele teve uma rápido incursão no futebol suíço, quando defendeu Os Pior; no atual Torneio Preparação, jogou pelo Flamengo
Este espaço divulgou no domingo, após o massacre da Ferroviária sobre o Nova Garça pelo Torneio Preparação, 34 x 1, que o centroavante Dione, que marcou 18 gols no confronto, tinha entrado para a história como o recordista de gols num único jogo.
Porém, após sermos alertados por Wanderley 'Tico' Cassolla, o maior artilheiro da história do nosso amadorismo e também por Marcos Roberto Ribeiro, o Marcão do Posto Rotatória, fomos pesquisar e descobrimos que, na verdade, foi a segunda vez que isso aconteceu em nossa várzea.
Com riqueza de detalhes, Marcão entrou em contato telefônico conosco e relembrou: "Com o fim do Ipiranga em 99, eu acabei operando o joelho e ficando afastado. Nisso, fui convidado para dirigir tecnicamente o Estacionamento Sem Limites. Como conhecia muitos atletas que defendiam o Ipiranga, acabei levando-os para aquela equipe. Enfrentamos o time de Vera Cruz e vencemos por 25 x 0, com o Mané fazendo 18 gols. Foi o único ano em que ele se tornou artilheiro", disse.
Chamou-nos a atenção a forma minuciosa como o nosso querido amigo descreveu a situação, ocorrida no Campeonato Amador de 2000. E fomos conferir nos arquivos do jornal Comarca de Garça. E não é que é verdade?
No dia cinco de novembro, pela última rodada do octogonal que apontaria os semifinalistas do Amador/2000, o extinto Estacionamento Sem Limites, classificado por antecedência, recebeu o Sindicato/Vera Cruz, eliminado e com apenas oito jogadores. Durante a partida, ficou com sete e, esportivamente, foi até o final, que na verdade, apontou a vitória do Estacionamento por 29 x 2. Mané anotou 18 vezes - 10 gols consecutivamente -, ultrapassando na ocasião, Pedro, que defendia o Vimec.
Na sequência, o Estacionamento, então líder geral, foi eliminado nas semifinais pelo Bandeirantes/Álvaro de Carvalho, numa das raras vezes onde o quarto eliminou o primeiro colocado. O Cavalcante, na outra semifinal, passou pelo Vimec, chegou à decisão e se tornou campeão amador pela primeira vez naquele ano.
Desta maneira, Dione, da Ferroviária, foi o segundo atleta amador a conseguir a façanha de marcar 18 tentos numa única partida. O primeiro foi Mané.