sexta-feira, 23 de março de 2012

O glorioso Clube Atlético Ipiranga

Por Wanderley 'Tico' Cassolla


Hoje a coluna recorda um dos times mais tradicionais que já existiu na cidade. Se estive em atividade o Clube Atlético Ipiranga teria completado 52 anos na ultima quarta-feira. Tudo começou no dia 21 de março de 1960, quando um grupo de garotos, tendo a frente Cristian Kotinda, Takashi Kitamura, Ademar Cassimiro da Silva, Admir Carlos Martinelli, Mário Zapata e Luiz Américo Zachelo, resolveram fundar um time de futebol. O reduto da garotada era no bairro Labienópolis, proximidades do extinto Hospital Samaritano, onde jogavam bola nos terrenos baldios.
Depois de algumas reuniões a primeira decisão foi escolher o nome: Clube Atlético Ipiranga, até porque na época era comum se homenagear  um time da capital paulista. Para se evitar conflitos entres os simpatizantes dos clubes de maior torcida: Corinthians, Palmeiras, São Paulo ou Santos, por consenso geral, a garotada decidiu por Ipiranga, um dos mais antigos clubes do futebol paulista. O primeiro uniforme, comprado às duras penas,  era nas cores preta e branca. Só que por ser uma cor comum entre os adversários, foi trocado pelo vermelho e branco. Depois de alguns jogos realizados, sempre conseguindo bons resultados, não somente aqui, como em toda a região, foi a vez de se inscrever nos campeonatos promovidos pela então Comissão Central de Esportes.
O curioso é que, segundo o ex-dirigente Nelson Carvalho de Souza, nos amistosos realizados em Gália, Duartina, Vera Cruz e Marília, a delegação se deslocava de trem, na época o meio mais pratico. Ainda de acordo com o Nelsinho, cada jogador comprava o seu próprio bilhete. Como iniciante no campeonato amador, o Ipiranga teve que lutar muito para conseguir seu espaço, pois a cidade contava com grandes e bons times. O primeiro título de campeão amador foi no ano de 1976, depois de 16 anos da fundação. Anteriormente foram vários títulos em torneios de menor expressão, na Taça Cidade de Garça, evento promovido pelo Lions Clube, ganhando nove edições, recorde que dificilmente será batido. Sem falar nos torneios inícios, que era uma especialidade da equipe. No amador conquistou mais outros dois títulos, nas temporadas de 1979 e 1993.
O primeiro presidente foi Cristian Kotinda, o último Paulo Renato Alves de Souza, no ano de 1999. Na administração de Marcelo Nassif Avelar (1979), o Ipiranga viveu uma grande fase, especialmente na parte administrativa. Com seu dinamismo e competência, Marcelo Nassif  montou a sede social, que ficava na Rua Barão do Rio Branco, nº 52, no piso superior, onde hoje é a Nova Ótica Cherry.  Neste mesmo ano, o Ipiranga formou o time juvenil e uma forte equipe de Tênis de Mesa.  Sem falar que o time conquistou o “bi-campeonato”, com uma campanha impecável e invicta. Recordamos o Ipiranga do ano de 1979, em pé da esquerda para direita: Joatan, Celino, Tico Venuto, Ricardinho, João Carlos, Tiãozinho e Jair Cassola (treinador); agachados: Sarará, Chico Ramalho, Tico, Toninho Marques e Osmar Silvestre.   
Em foto recente veja como estão três jogadores que defenderam o Ipiranga: o ex-lateral Joatan (esq.), Marcus “Pí” Lucas e o volante Celino. 


  


Fonte: Recordar é Viver
Jornal Comarca de Garça