Por Wanderley 'Tico' Cassolla
Se um lado o time da Ferroviária não anda lá “bem das pernas”, de outro a cidade de Araraquara possui um belíssimo campo de futebol, na verdade uma arena. Isto é o que notamos na visita que fizemos na “Morada do Sol’, aproveitando a folga do carnaval na vizinha Américo Brasiliense.
Outrora a Associação Ferroviária de Esportes (fundada em 12/04/1950) foi uma agremiação de destaque no futebol do interior paulista, quando disputava a primeira divisão e fazia bonito enfrentando o Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, os considerados “grandes”. Craques consagrados vestiram sua camisa: o mais famoso foi o Bazani, depois Dudu (ex-Palmeiras), os pontas Nei e Pio (ex-Palmeiras), Téia (artilheiro do Paulistão em 1968), Wilson Carrasco e tantos outros. Na década de 80, a “Locomotiva” desbravou o país, com as participações na Taça de Prata (1980 e 1981), e na Taça de Ouro (1983), culminando com o reconhecimento do poderio afeano por todo o Brasil. Os tempos passaram e a Ferroviária foi enfrentando dificuldades, e não agüentou a “barra” na divisão principal do futebol paulista. O fim da Estrada de Ferro Araraquara refletiu diretamente no time, foi o golpe final. Hoje a “Locomotiva” disputa a série A-2 do Futebol Paulista e até o momento ocupa a 6ª posição no campeonato.
Se dentro dos gramados o time deixou a desejar, fora ganhou um campo de primeiro mundo. O antigo Estádio “Dr. Adhemar Pereira de Barros”, inaugurado no dia 10 de junho de 1951, popularmente conhecido como “Fonte Luminosa”, foi completamente remodelado e passou a ser a “Arena Multiuso da Fonte Luminosa”. No Brasil só existem mais três: o Estádio Olímpico João Havelange, o “Engenhão”, no Rio de Janeiro, a Arena Barueri, na cidade de Barueri, e a Arena dos Paranaenses do Atlético Paranaense, todos com padrão FIFA. São estádios modernos que atendem os padrões da FIFA, com total segurança e modernidade, não somente para os jogadores, como também para todos os torcedores, que assistem confortavelmente um jogo de futebol.
A Arena Fonte Luminosa foi inaugurada no dia 22/10/2009, com o jogo Ferroviária 2 x 1 Ituano, válido pela Copa Paulista de Futebol, recebendo público recorde de 21.254 pessoas. A arquibancada é totalmente coberta, com assentos numerados para 20 mil pessoas. O gramado tem dimensões de 110 x 76 metros, área VIP com capacidade para 1.136 lugares, espaço com 15 camarotes para imprensa e emissoras de televisão, 5 conjuntos de banheiros, 27 bilheterias, 22 catracas BWA, 3 lojas de conveniência e acessibilidade a pessoas com deficiência.
No flagrante acima uma vista panorâmica da belíssima Arena. Na outra foto, de 14/07/2007, quando visitamos o antigo campo na companhia do santista José Antonio Lourenço. Depois de um ano e quatro meses de reformas, se transformou no mais moderno estádio do interior de São Paulo e um dos melhores de todo o Brasil.
Fonte: jornal Comarca de Garça
Coluna Recordar é Viver