Por inúmeras vezes comentamos cá na coluna que a volta do Garça ao futebol profissional é carta fora do baralho, uma coisa difícil de acontecer.
Em tom de brincadeira, acho até que é mais fácil o Corinthians ganhar a Libertadores ou o Palmeiras o Campeonato Brasileiro, do que se montar o “Azulão”. O Garça FC já foi desfiliado da Federação Paulista de Futebol. As dívidas, especialmente trabalhistas, foi um dos motivos que decretou a falência do clube. Então restaria a alternativa de se formar uma nova agremiação com outro nome. Só que a taxa de inscrição é “só” R$ 600.000,00. Convenhamos um valor bem alto para os padrões brasileiros.
Entretanto parece que está surgindo uma luz no fim do túnel. Tudo porque o atleta profissional Marcos “Pi” Lucas, nosso conterrâneo, que está jogando no futebol da Bélgica, mostrou interesse em formar o Garça. Neste sentido algumas conversas preliminares com o prefeito Cornélio Marcondes de Moura já ocorreram. Nesta sexta-feira (9), nova reunião ocorreu no gabinete da Prefeitura, onde participaram o Manoel Mascarenhas (secretário de esportes), Enéas Filho, Marco Antonio Morais, da SEJEL, Pi, o prefeito Cornélio e este articulista. Paralelamente, Pi já contatou seu empresário na Europa, que milita no futebol italiano, o qual num primeiro momento, deu “carta branca” para viabilizar a montagem de uma nova equipe. A par desta situação, da regularização da parte burocrática na Federação Paulista de Futebol, e principalmente da importância a ser investida, Pi retornará ao Velho Continente na semana que vem para dar ciência dos fatos ao empresário. Quem sabe aí foi dado o “pontapé” inicial do retorno do futebol profissional em Garça no ano de 2.013. Vamos aguardar.
GARÇA: 47 ANOS: O Garça foi fundado no dia 15/02/1965, portanto, se estivesse em atividade estaria com 47 anos de idade. Há que se ressaltar que bem antes, desde meados do ano de 1.932, o futebol profissional já tinha um representante, o Garça Esporte Clube.
O primeiro presidente foi o esportista Antonio Alexandre Marques. As reuniões foram realizadas na Sociedade Amigos de Garça, que ficava localizada na Praça Rui Barbosa, nº. 53, na extensão da rua Carlos Ferrari, proximidades da Lotérica Matriz.
O campo oficial do “Azulão”, o Estádio Municipal Frederico Platzeck, foi inaugurado no dia 04/10/1966.
O Garça viveu o auge no início da década de 70, dando muitas alegrias aos torcedores. Foram muitas as conquistas, tendo como destaque o título da 4ª série no ano de 1.968, campeão da 3ª Série em 1969, campeão da 2ª Divisão do Estado em 1969, campeão da série “Arthur Friedenreich" em 1971 , vice-campeão da 3ª Divisão em 1984, vice-campeão da série B1-B em 1.995. Em 1996, terminou como terceiro colocado da Série Bl-A, o que lhe valeu a ascensão à série A-3, uma espécie de terceira divisão do Estado.
Os vice-campeonatos conquistados em 1984/95 e a terceira colocação em 96, valeram ascensão à divisão superior. A última vez que o Garça entrou em campo foi no ano de 2.004.
Recordamos uma das formações do ano de 1966. Em pé da esquerda para direita: João Truzzi (treinador), Lourival, Silvio "Goiano" Peres, Jacó, Serginho Zancopé, Roberto, Nelson Semensato, Toninho Marques (presidente) e Navarro (dirigente); agachados: Agamenon, Daniel Berno, Adauto, Luiz Helder Bosquê "Alemão", Chita, Haroldo e Arthur Chekerdemian (árbitro). Na outra foto, flagrante da reunião no gabinete da Prefeitura, onde aparecem Manoel Mascarenhas, Enéas Filho, Marco Antonio Morais, Marcos 'Pi' Lucas e o prefeito Cornélio Marcondes.
Fonte: coluna 'Recordar é Viver'
Fonte: coluna 'Recordar é Viver'
Jornal Comarca de Garça