segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Coluna Bate Pronto (14/02)


O estadual seguiu no fim de semana com as seguintes partidas pela sétima rodada: no sábado, Palmeiras 3 x 0 Ituano (gols de Patrik, Barcos e Arthur, todos de cabeça); Mirassol 3 x 3 Ponte Preta; Bragantino 2 x 0 Mogi Mirim. No domingo: Guarani 2 x 1 Paulista; Oeste 2 x 1 Guaratinguetá; XV de Piracicaba 0 x 2 Catanduvense; Santos 4 x 1 Linense (Somente o goleiro Rafael, do time titular, foi a campo); São Caetano 2 x 0 Comercial; Portuguesa 3 x 0 Botafogo; Corinthians (gol marcado por Danilo, no primeiro tempo, com o Timão vencendo os últimos seis jogos realizados no Pacaembu contra o SPFC, que não marcou gols em nenhum deles e teve jogador expulso em quatro partidas) 1 x 0 São Paulo (Jádson desperdiçou um pênalti e João Filipe acabou expulso). Liderança dividida entre Palmeiras e Corinthians (17 pts), com vantagem para o alviverde no saldo de gols. Completam o G-8: Guarani (16), São Paulo (14), Paulista (13), Santos (12), Ponte Preta (11) e São Caetano (11). Na zona de rebaixamento: XV de Piracicaba (5 pts), Ituano (4 pts), Guaratinguetá e Botafogo (3 pts). A oitava rodada do Paulistão será desdobrada entre a quinta e o sábado de carnaval. Na abertura, quinta, 19h30, São Paulo e Paulista e às 20h30, Comercial e Guarani.

Ricardo Teixeira estaria passando por um momento de grande dificuldade. Mais especificamente, de preocupação. Recentemente o presidente da CBF fechou uma fábrica de laticínios de sua propriedade em Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro, além de demitir vários funcionários de uma fazenda sua. Além disso, teria se desfeito de algumas propriedades e ‘doado’ a cada um dos três filhos, um apartamento de altíssimo padrão. Teixeira ficou na última semana por dois dias em Brasília, tentando ser recebido pela presidente Dilma, que simplesmente o ignorou – mantém a posição firme de afastamento do ex-genro de João Havelange. RT estaria muito preocupado com alguns documentos que estão para ser divulgados pela Justiça suíça. Seriam muito comprometedores e comprovariam o suposto envolvimento do cartola com propina paga pela falida ISL, empresa que um dia foi parceira da FIFA. Há quem afirme que ele estaria seriamente pensando em renunciar a todos os cargos que ocupa, pois sabe que o resultado dos documentos poderia ser devastador para a sua imagem. O Governo Federal estaria torcendo freneticamente para que Teixeira realmente se afaste por livre e espontânea vontade. Ele já demitiu da CBF o seu tio, Marco Antonio Teixeira, que não mantinha mais relações cordiais com o sobrinho. Ele ficou por lá por mais de duas décadas e vai receber uma estratosférica indenização.


Mário Gobbi foi eleito no sábado o novo presidente do Corinthians. Candidato da situação, indicado e apoiado por Andrés Sanches, o delegado de polícia atingniu 1.920 votos, contra 1.280, do oposicionista Paulo Garcia, herdeiro do grupo Kalunga. Ainda foram contabilizados 10 votos em branco e 27 nulos. O mandato de Gobbi será de três anos.

“Conversamos com especialistas em leis que regem os servidores públicos, que alertam para um possível impedimento novo presidente corinthiano. Pela Lei, Gobbi teria que se afastar de suas funções numa licença especial de dois anos, não remunerada, que não é concedida com tanta facilidade assim. Observando o Diário Oficial, constata-se que o Dr. Gobbi conseguiu uma licença prêmio, remunerada, de três meses, portanto, absolutamente irregular para suas pretensões.”


“Em sendo corretas as afirmações acima, mesmo se Gobbi conseguisse a tal licença de dois anos, sem receber salários, entraria num novo dilema. Como se manter num cargo sem remuneração se estaria, por dois anos, sem receber salários por seu trabalho de delegado? Pois é. E se não conseguir a tal licença, como ficaria a situação política do clube? Seu vice-presidente, Luis Paulo Rosenberg, teria que assumir a presidência, mesmo com as irregularidades e suspeitas públicas que cercam sua conduta profissional, como no caso recente do banco Pan-Americano? Seria essa a intenção oculta dos atuais dirigentes alvinegros, sabedores de que uma eleição de Rosenberg, com o voto dos associados, tem ainda mais rejeição do que a do delegado?”. Estas são algumas partes de post publicado pelo jornalista Paulo César Andrade, crítico voraz da gestão de Andrés Sanches.


Corinthiano, o conhecido Paulinho afirmou em seu blog que “Após horas tentando entrar no Corinthians – meu acesso foi barrado por ordens da diretoria – consegui, perto das 14h, exercer meu direito de eleitor. Logo ao entrar no Parque São Jorge fui hostilizado, e quase agredido por torcedores e alguns membros da diretoria, todos com camisetas do delegado Mario Gobbi. Com enorme dificuldade entrei na cabine eleitoral, preenchi minha cédula e depositei na urna referente. Porém, quase não consegui mais sair do clube. Cerca de 50 pessoas, ensandecidas, tentavam me agredir. Escapei graças à pronta ação de alguns seguranças, presentes ao local, e de policiais militares que prontamente entraram em serviço.”


Está chegando a hora. Amanhã o Corinthians começa a sua aguardada caminhada rumo ao inédito título da Libertadores da América. Será a 10ª participação do time de Parque São Jorge, único grande de São Paulo que ainda não conquistou o principal campeonato de futebol do continente. O adversário será o Deportivo Táchira-VEN, em confronto que será mostrado pela Globo, 22 horas. Completam o grupo: Cruz Azul-MEX e Nacional-PAR.

Confira quando o Timão disputou a Libertadores: 1977 (eliminado na primeira fase no mesmo grupo que estava o Inter-BRA, El Nacional e Deportivo Cuenca-EQU); 1991 (eliminado pelo Boca Jr. nas oitavas); 1996 (eliminado nas quartas pelo Grêmio); 1999 (eliminado nas quartas pelo Palmeiras); 2000 (eliminado nas semifinais pelo Palmeiras); 2003 (eliminado nas oitavas pelo River Plate-ARG); 2006 (eliminado nas oitavas pelo River Plate-ARG); 2010 (eliminado nas oitavas pelo Flamengo) e 2011 (único time brasileiro que foi eliminado na pré-Libertadores, ao ser derrotado pelo Tolima-COL). Por outro lado, Cruzeiro, Vasco, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional, são os times brasileiros campeões da Libertadores, disputada desde 1960.

Mais dois brasileiros vão iniciar amanhã a sua participação na fase de grupos. O Santos (vai ter o uruguaio Fucile, na lateral direita), atual campeão, que enfrentará o The Strongest-BOL e a altitude de La Paz, às 19h45, além do Flamengo, que vai encarar o Lanus, na Argentina, 22 horas. Aliás, o clima no rubro-negro é péssimo, pois o atacante Deivid, que já pôs o time na Justiça, não entende como o Flamengo ‘se virou’ e quitou o débito de R$ 4,5 milhões que tinha com Ronaldinho, além de pagar a primeira parcela da compra de Vágner Love, e para ele continua devendo 18 meses de direito de imagem, algo em torno de R$ 6 milhões. 

Fonte: jornal Comarca de Garça