domingo, 19 de fevereiro de 2012

Coluna Bate Pronto (19/02)


O técnico Émerson Leão teve uma desagradável surpresa ao retornar à sua residência no Jardim Paulista: flagrou assaltantes em sua residência. Os malacos acabaram fugindo, com o treinador, imediatamente, registrando queixa no 15º distrito policial. A princípio Leão não quis informar o que foi surrupiado de sua residência. Ele disse que a polícia já teve saber de quem se trata, já que o bando vem agindo com constância naquele bairro nos últimos tempos.

Um dos assuntos mais comentados é sobre a renúncia de Ricardo Teixeira da presidência da CBF. Ele viajou para Miami, em seu jatinho particular, em meio a mais uma série de denúncias, entre as quais, de que foi depositado R$ 3,8 milhões na conta de sua filha pelo ex-representante da Nike do Brasil e atual presidente do Barcelona, Sandro Rossell. Além disso, descobriu-se detalhes de uma suposta irregularidade que envolve milhões no jogo do Brasil contra Portugal, em Brasília, com o endereço da empresas que acertou o amistosos, sendo o de uma fazenda de sua propriedade.

Teixeira, tentando apaziguar a situação, nomeou Bebeto, tetracampeão mundial, atual deputado estadual no Rio de Janeiro, como membro do COL - Comitê Organizador Local da Copa do Mundo. Foi o que bastou para que o ex-atacante e Ronaldo, saíssem em defesa de RT. Principalmente o 'Fenômeno' foi muito criticado por proferir frases como "O Brasil deve muito a ele", ao se referir ao seu chefe no Comitê. Está correndo o risco, segundo parlamentares em Brasília, de queimar o próprio filme. E olha que ele recebeu muitos conselhos para não entrar nesta verdadeira 'barca furada'!!!

De Miami, Teixeira tenta esvaziar uma assembléia marcada na CBF para depois do carnaval. Ele sabe que será sabatinado por perguntas sobre esteve grande 'mar de lama' que veio à tona nos últimos dias. Ele contra ataca tentando esvaziar a reunião, ao enviar recados aos cartolas insatisfeitos que poderia cortar a 'ajuda de custo' enviada às federações, caso perceba um movimento de oposição concreto. É neste clima que anda o futebol brasileiro. E depois ainda querem organizar a Copa do Mundo no Brasil!!!

Sempre quando um grande clube brasileiro dispensa um treinador, um nome surge como cotado: Paulo Autuori. Campeão mundial pelo São Paulo, o treinador está há tempos no Oriente Médio, onde acaba de aceitar mais uma tarefa: substituir Sebastião Lazaroni - que insiste na profissão - no comando da seleção do Qatar. Ele receberá uma bela fortuna, daquelas que, ao término do contrato, pode encerrar a carreira e ficar curtindo a vida com a família. Portanto, se surgir algum comentário sobre Autuori aqui no Brasil, simplesmente esqueça. É impossível, no momento, ele retornar ao país.

O São Paulo deu uma tacada certeira. Ainda resquício de sua péssima participação na última Copa São Paulo de Júniores, o tricolor contratou Renê Simões para ser o coordenador das categorias de base do tricolor. Ele será o responsável pela filosofia a ser implantada, visando a revelação de valores. Experiente, Simões sempre se deu bem em categorias de base. O mesmo não se pode dizer em equipes profissionais, onde nunca se firmou.

Frase dita pelo zagueiro Paulo André, do Corinthians, uma verdadeira exceção intelectual no mundo do futebol: “É uma realidade, um tema corriqueiro. Não gosto de empresários, não tenho eles como amigos. É uma visão antiga, decorrente da pouca condição educacional dos jovens, que são obrigados a acreditar que precisam do empresário. Deveria ser o contrário, o empresário ser um empregado do jogador e não mandar”. 


Olha só que aconteceu na partida entre Capivariano e São Bento pela Série A - III. A arbitragem escalada para o jogo simplesmente errou o local do confronto e apareceu em Limeira!!!! Por sorte, Capivari e Limeira não são tão distantes assim e por isso, após verificado o imperdoável equívoco, deu tempo para que o trio chegasse ao estádio de Capivari. Ao final, vitória do time da casa por 4 x 2.


Está no site da ESPN/Estadão. Enquanto diversos clubes brasileiros já enfrentaram problemas com ameaças de greves em seus elencos profissionais, por conta de salários atrasados, o Deportivo La Coruña San Martín, do Peru, viu o temor de qualquer dirigente se tornar realidade neste fim de semana. A equipe, que estava classificada para a disputa da Copa Sul-Americana, afirmou que abandonará o futebol profissional após os atletas se negarem a jogar com os vencimentos do grupo comprometidos. A decisão de encerrar suas atividades profissionais partiu da diretoria do clube, que admitiu não ter a quantia exigida pelos funcionários em caixa. O time esperava que as dívidas fossem canceladas no prazo máximo de um ano, mas sofreram um duro baque ao serem notificados pela Associação Esportiva de Futebol Profissional que os pagamentos deveriam ser feitos em, no máximo, 24 meses.


A nona rodada do Paulistão terá os seguintes jogos na quarta-feira (22): Mogi Mirim x São Caetano (17 horas); começando às 19h30, teremos Ponte Preta x Ituano; Paulista x Botafogo; Linense x Mirassol (Cássio L. Zancopé atuará como árbitro adicional); Santos e Comercial. Às 22 horas, tem Portuguesa e Corinthians no Pacaembu, além de Bragantino e São Paulo, em Bragança Paulista. Na quinta-feira, 19h30: Palmeiras x Oeste; Guarani x XV de Piracicaba. E fechando a rodada, 21h50, Catanduvense x Guaratinguetá. 


Devido ao feriado de carnaval, excepcionalmente, nesta terça-feira (21), não circulará o jornal Comarca de Garça, que voltará a partir do dia 23. A próxima coluna estará de volta no dia 24.